Sustentabilidade

Clique aqui e acesse

O Comitê de Sustentabilidade do Sicoob Coopemata tem por finalidade disseminar o tema a todos os colaboradores, usuários e cooperados por meio de ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável da organização, além de zelar pelo cumprimento da Política Interna de Sustentabilidade.

Conheça os pilares da sustentabilidade

AMBIENTAL

As organizações devem pensar nas formas de amenizar os impactos causados pela atividade econômica, preservando o meio ambiente de forma a encontrar o equilíbrio entre a necessidades do consumo e o uso racional desses recursos naturais sem destruir o ecossistema.

CULTURAL

Diz respeito a crenças, comportamentos e valores de uma sociedade. É a identidade cultural de um povo, ela demonstra qualquer ação inerente para a construção da pluralidade de costumes, crenças e ideias de um grupo.

ECONÔMICO

Desenvolvimento econômico deve ter um equilíbrio com os ecossistemas ao seu redor. O lucro de uma instituição deve ser atrelado ao desenvolvimento econômico sustentável. Sendo assim, a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços deve se levar em conta a exploração dos recursos naturais, sem prejudicar as necessidades da geração futura.

SOCIAL

Trata-se do capital humano de uma instituição e da sociedade e de sua participação ativa relacionada ao desenvolvimento social visando o bem-estar e a igualdade de todos.

O QUE SÃO ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial criada pelas Nações Unidas durante a Cúpula que ocorreu em setembro de 2015. São divididos em 17 objetivos para serem atingidos até o ano de 2030.

Ao adotar métodos para cumprir os ODS, fortalecem a cultural, o ambiente, a sociedade e a economia no universo corporativo tornando os negócios mais eficientes, competitivos e transparentes, além de contribuírem para a qualidade de vida do planeta.

Ações realizadas