Assistente Inteligente reforça pioneirismo da jornada de IA do Sicoob - Sicoob Central SC/RS
null Assistente Inteligente reforça pioneirismo da jornada de IA do Sicoob

Evolução foi apresentada durante Estudo do Caso on-line promovido pela IA4FIN, comunidade de IA voltada ao ecossistema financeiro, gerida pela Cantarino Brasileiro e Innovation Latam
O Assistente Inteligente do Sicoob, uma funcionalidade desenvolvida com base na inteligência artificial generativa, foi protagonista do Estudo de Caso online, promovido pela IA4FIN esta semana. Durante o evento, Edson Lisboa, Superintendente Executivo de TI do Sicoob, destacou o papel crescente da Inteligência Artificial (IA) como um motor indispensável de inovação.
Para uma das maiores redes de cooperativas financeiras do Brasil, a IA não é apenas uma ferramenta tecnológica, mas também uma estratégia abrangente para transformar a experiência dos usuários e otimizar processos internos, afirmou Lisboa durante a apresentação do case do Assistente Inteligente, implementado na plataforma de uso interno, Sisbr, no ano passado. O projeto, que já registra números surpreendentes, promete revolucionar a maneira como o Sicoob interage com seus dados e membros, melhorando a experiência dos usuários e otimizando processos.
Segundo ele, a utilização da IA visa criar um valor real e sustentável para os cooperados e sua implementação está profundamente alinhada com os objetivos estratégicos da Sicoob: melhorar a experiência do usuário, aumentar a eficiência operacional e garantir a segurança cibernética.
Pioneirismo na adoção de IA
Durante a apresentação, Lisboa destacou a trajetória do Sicoob na adoção da IA, que se iniciou há mais de 12 anos. “Nossa jornada analítica começou com a transição dos nossos dados para a nuvem, permitindo um aumento significativo na capacidade de processamento sem comprometer aspectos cruciais de segurança. A segurança é não apenas uma prioridade, mas uma necessidade imperativa em nosso setor”, enfatizou.
Ele detalhou a evolução do uso da IA dentro da cooperativa, afirmando que a trajetória começou com tecnologias tradicionais, como redes neurais e machine learning – bases que lhes permitiram avançar. Agora, com a IA generativa, a cooperativa financeira está explorando novas fronteiras e preparando o terreno para inovações ainda mais disruptivas. Entre essas inovações, se destaca o Assistente Inteligente da plataforma Sisbr, e o “Robozômetro”, uma ferramenta concebida para medir o impacto financeiro e a eficiência das automações, contribuindo para economias substanciais dentro da cooperativa.
Ainda sobre o tema, o Superintendente de TI reforçou que a jornada com IA da Sicoob é muito mais do que apenas adoção de tecnologia de ponta: é parte de uma estratégia institucional abrangente que fortalece o compromisso da cooperativa com seus membros e com a inovação.
“Acredito que juntos podemos continuar a mover a indústria para frente, criando um impacto positivo através da tecnologia. Nossa missão é garantir que todos os nossos cooperados sintam, de fato, os benefícios da nossa estratégia de inovação.”
Com essa visão, Edson Lisboa finalizou sua participação reafirmando a liderança da Sicoob em redefinir como inovações tecnológicas podem não apenas otimizar operações internas, mas também promover um desenvolvimento mais coeso e sustentável na sociedade.
Rumo ao futuro com IA
Olhando para o futuro, Lisboa descreveu suas ambições para a transformação digital da Sicoob. “Estamos em um caminho para transformar o Sisbr, nossa plataforma principal, em uma solução que seja não apenas conectada e instantânea, mas também verdadeiramente inteligente. Essa é uma meta ambiciosa, mas temos certeza de que, com a estratégia e as ferramentas certas, podemos alcançá-la”, afirmou.
Nesse sentido, ele revelou que a IA está sendo utilizada para refinar o processo de concessão de crédito e a expectativa é que os insights gerados por IA permitirão decisões mais rápidas e precisas, ajudando analistas de crédito a melhorar suas avaliações e, consequentemente, as ofertas de crédito para cooperados.
Cooperação em alta
O evento promovido pela IA4FIN, comunidade de IA voltada exclusivamente ao ecossistema financeiro e gerida pela Cantarino Brasileiro e Innovation Latam, foi enaltecido por Edson Lisboa. “Espaços como a IA4FIN são incrivelmente originais e cada vez mais necessários. Eles permitem que as pessoas compartilhem informações, ideias, dúvidas e experiências. A troca de conhecimento é fundamental para o crescimento coletivo”, assinalou.
Para ele, a proposta a comunidade vai ao encontro de um dos principais valores do Sicoob, a cooperação: “No cooperativismo, um dos valores é a cooperação. Estamos aqui para cooperar, compartilhar e aprender. Acreditamos que contribuímos para o sucesso do mercado financeiro e para o crescimento do Brasil no uso de tecnologias avançadas.”
O caso apresentado também disputou foi um dos casos de destaque no Prêmio Banking Transformation 2024 e testemunha a posição pioneira do Sicoob em tecnologia, preparado para alavancar as oportunidades da inteligência artificial para transformar positivamente o setor financeiro e, por extensão, a sociedade em que atua.
O evento foi exclusivo para membros da IA4FIN e a gravação está disponível para os assinantes de planos pagos. Para saber mais sobre os benefícios de se juntar à comunidade, acesse o site.
Fonte: André Martinez – Cantarino brasileiro.