Sicoob participa da Festa da Uva em Mariópolis - Sicoob Central SC/RS
null Sicoob participa da Festa da Uva em Mariópolis

Sicoob terá um estande de 36 metros quadrados na Festa que deve comercializar de 30 mil a 40 mil quilos de uva in natura
O Sicoob Original vai participar, de 23 a 26 de janeiro, da tradicional Festa da Uva de Mariópolis, que deve atrair cerca de 40 mil visitantes, segundo estimativas da organização. A cooperativa terá um estande de 36 metros quadrados no Parque de Eventos Arnaldo Weiss, que terá uma programação ampla e diversificada, com destaque para a comercialização de uvas, exposições empresariais e comerciais, shows de renome nacional, rodeio e uma rica experiência gastronômica.
Consolidada como um dos maiores eventos da região, a festa celebra a cultura local enquanto impulsiona a economia de Mariópolis.
As festividades também incluem a Festa do Padroeiro São Francisco de Sales, celebrada com missa, almoço, e o tradicional prato típico “Ovelha Enfarinhada”, servido em um jantar no Centro Comunitário São Francisco de Sales, na sexta-feira, 24 de janeiro.
Mais de 10 funcionários estarão à disposição dos visitantes para para divulgar os produtos e serviços, fortalecendo a marca e ampliando o relacionamento com os cooperados e o público em geral. O Sicoob Original possui mais de 38 mil associados e R$ 900 milhões em ativos.
A cooperativa possui 13 agências físicas e uma digital, nos municípios de Abelardo Luz, Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Jupiá, São Domingos, São Lourenço do Oeste, São Roque (distrito de São Lourenço), em Santa Catarina, e Novo Horizonte, Ouro Verde, Bom Sucesso do Sul, Mariópolis e Renascença, no Paraná.
Economia e cultura
Maristela Paulek, integrante da comissão organizadora, diz que a Festa da Uva desempenha um papel fundamental na promoção e comercialização da uva produzida no município. “A festa é responsável por alavancar as vendas dos nossos vinhedos. Em apenas quatro dias, são comercializados de 30 mil a 40 mil quilos de uva in natura”, informa.
Em 2025, a produção de uvas em Mariópolis deve alcançar cerca de 1,3 milhão de toneladas, sendo grande parte negociada antecipadamente com vinícolas e mercados em todo o Brasil.
Criada em 1991, a Festa da Uva foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Paraná, reforçando o título de Mariópolis como a “Terra da Uva do Sudoeste”. Além disso, o evento atrai famílias e visitantes de várias regiões do Brasil, incluindo o sudoeste e oeste de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e outros estados.
Entrada gratuita e atrações
Com entrada gratuita para o parque e os shows, o evento oferece uma ampla estrutura, que inclui praça de alimentação, rodeios, e programação variada com exposição de produtos locais e atrações culturais. Desde 2014, o rodeio é parte fixa do evento, agregando ainda mais público e emoção à programação.
Fonte: Flávio Átila – Diário do Sudoeste – com acréscimo do Sicoob Central SC/RS.