null Semana Mundial do Investidor é realizada de 4 a 10 de outubro

04/10/2021 11:31

Objetivo da semana é incentivar o debate sobre educação financeira, finanças sustentáveis, noções de investimentos e prevenção a golpes e fraudes 

 

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus evidenciou um aspecto muito importante e que, por vezes, acaba deixado em segundo plano: o planejamento financeiro. Os motivos são muitos: as despesas cada vez mais altas, o salário que não acompanha esse aumento, mas também há falta de controle e conhecimento sobre o uso consciente do dinheiro.  

E alinhado a esse movimento, a edição de 2021 da Semana Mundial do Investidor traz entre seus principais temas a Educação Financeira, Noções básicas de investimentos, Finanças sustentáveis e a prevenção contra fraudes e golpes.  

A World Investor Week (WIW) é uma campanha global de proteção e educação dos investidores, promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO). No Brasil é coordenada pela CVM e com a participação de várias instituições. 

O gerente de produtos do Sicoob MaxiCrédito, Fabrício Baumgartner, explica que o objetivo da Semana Mundial do Investidor é quebrar os tabus relacionados ao tema dinheiro. “Ela veio para desmistificar e trazer um pouco mais o debate sobre educação financeira, sensibilizar as pessoas para que parem e pensem sobre isso. Até porque investimento não é difícil, mas às vezes a gente coloca isso na cabeça e faz com que vire um bicho de sete cabeças”. 

Baumgartner comenta ainda que esse processo de conhecimento passa pela educação financeira. “Não há como desvincularmos o investidor da educação. É uma coisa só. E a educação financeira já começa em casa e na escola, e nós temos uma grande responsabilidade em relação a isso, de levar esse conhecimento”, disse. Formação de reserva de emergência e sua importância, dicas sobre organização financeira, sobre investimentos e os cuidados na hora de escolher uma instituição são os temas abordados durante a semana. 

 

Conversa também é com os pequenos 

Além dos adultos, a conversa sobre a importância e o cuidado com o dinheiro  precisa começar bem cedo. E pensando em como abordar isso com os pequenos, duas lives estão marcadas para os dias 5 e 14 de outubro para filhos de colaboradores e associados. O gancho da atividade será a história do livro ‘Miguel, Aninha e Dedé ganharam um dinheirinho’, da coleção Financinhas, publicado pelo Instituto Sicoob.