null Miguel, Aninha e Dedé vão ajudar as crianças a conversarem sobre educação financeira 

27/09/2021 17:02

Todo filho já ouviu alguma vez (ou várias) a famosa frase: “na volta a gente compra”, ou ainda viu os pais fazendo um verdadeiro ‘reboleixon’ para despistar os pequenos na hora de ir ao supermercado, loja ou em passeios para não atender os inúmeros pedidos por brinquedos, doces ou qualquer coisa colorida e brilhante e que desperte o desejo das crianças. 

Mas você sabia que consciência financeira não é só coisa de adulto? Pois não é mesmo. Incentivar e estimular que os filhos saibam desde pequenos de onde vem o dinheiro e que não podemos (e nem devemos) comprar tudo o que vemos pela frente é um trabalho que pode fazer toda a diferença no crescimento de um adulto capaz de organizar as próprias finanças, poupar e investir. 

É com esse pensamento que o Sicoob MaxiCrédito e o Instituto Sicoob promovem, nos dias 5 e 14 de outubro, as Lives ‘Miguel, Aninha e Dedé ganharam um dinheirinho’. A ação faz parte da programação da Semana do Investidor que ocorre de 4 a 10 de outubro. 

Os temas debatidos durante o encontro são: consumo compulsivo, necessidades x desejos, renda extra, sustentabilidade e que as experiências são mais importantes do que os bens.  A transmissão da live será pela plataforma Moob, a partir das 19h. 

 

Como participar? 

A especialista em Projetos Sociais do Sicoob MaxiCrédito, Taiana Helsner, explica que a ideia é fazer duas transmissões ao vivo, via link do MOOB, com crianças de 5 a 12 anos, filhos, netos, sobrinhos de colaboradores e associados da cooperativa.  As inscrições devem ser feitas diretamente nas agências do Sicoob MaxiCrédito até o dia 30 de setembro. 

 

Coleção Financinhas 

As facilitadoras da atividade vão usar os livros da Coleção Financinhas - publicada pelo Instituto Sicoob - como fio condutor das conversas com os pequenos. De forma lúdica, divertida, usando dedoches, vão incentivar a reflexão, estimulando a debaterem o tema educação financeira com os pais, além de incentivar a leitura.  

Serão aproximadamente 20 minutos de live que vai instigar o planejamento, o autoconhecimento por meio das histórias dos personagens, exercícios e brincadeiras. Tudo de forma leve, didática e divertida.  

Ao fim do evento, as crianças participantes ganharão um livro da Coleção Financias, Miguel, Aninha e Dedé. 

 

Estar cada vez mais perto da comunidade

Com a atividade, o Sicoob MaxiCrédito e o Instituto Sicoob querem estreitar ainda mais o relacionamento com seus associados e as comunidades onde estão inseridos, disseminando os projetos sociais promovidos pela cooperativa. Estimular, também, que o tema educação financeira faça parte do ambiente familiar, incentivando a consciência sobre o consumo, a diferença entre os desejos e necessidades e de como poupar e planejar faz toda diferença para a realização de sonhos. 

 

A coleção financinhas 

São três livros publicados pelo Instituto Sicoob para ensinar sobre a Educação Financeira, ajudando no desenvolvimento da consciência e planejamento financeiro, de uma mentalidade saudável em relação ao dinheiro e fortalecer a disciplina nos pequenos consumidores.

Notícias recentes

Cooperativismo foi destaque no segundo dia do Gramado Summit 12/04/2024

Cooperativismo foi destaque no segundo dia do Gramado Summit

Diretora-Presidente do Sicoob MaxiCrédito dividiu painel com importantes lideranças 

Adriana Grigol, Diretora-Presidente do Sicoob MaxiCrédito, será uma das palestrantes do Gramado Summit 2024 12/04/2024

Adriana Grigol, Diretora-Presidente do Sicoob MaxiCrédito, será uma das palestrantes do Gramado Summit 2024

Adriana é um dos importantes nomes confirmados para o Gramado Summit 

Maior evento de força de Vendas do Sicoob premiou as melhores Cooperativas do Sistema 08/04/2024

Maior evento de força de Vendas do Sicoob premiou as melhores Cooperativas do Sistema

MaxiCrédito levou quatro troféus para casa

Abertas as inscrições para o Concurso Cultural Sicoob 2024 08/04/2024

Abertas as inscrições para o Concurso Cultural Sicoob 2024

Prazo para escolas se inscreverem é 31 de maio

Sicoob MaxiCrédito elege Conselho de Administração para gestão 2024/2028  12/04/2024

Sicoob MaxiCrédito elege Conselho de Administração para gestão 2024/2028 

Evento contou com a votação dos Delegados Associados e reconduziu Ivair Chiella à presidência por mais quatro anos