O Sicoob MaxiCrédito é uma instituição financeira cooperativa fundada em Chapecó, no dia 16 de novembro de 1984, por líderes cooperativistas e agricultores associados da Cooperativa Agroindustrial Alfa - Cooperalfa. Com o nome inicial de Cooperativa de Crédito Rural de Chapecó Ltda – Credialfa, foi criada para suprir as necessidades de crédito para o agronegócio da região. 

A autorização de funcionamento deu-se em 14 de maio de 1985, quando o Banco Central do Brasil homologou a instituição, mas as atividades iniciaram somente em 15 de agosto de 1985, junto ao departamento financeiro da Cooperalfa. Na pequena sala, com apenas um funcionário, foram dados os primeiros passos dessa linda história, sempre alicerçada e guiada pelo Cooperativismo. 

Com o tempo, surgiu a necessidade de abrir pontos com atendimento próprio em outros municípios: em 1992 foi inaugurada a agência de União do Oeste, seguida por Quilombo em 1993 e Caxambu do Sul em 1994. 

Em 2005 a alteração de segmento, de rural para livre admissão de associados, trouxe novas possibilidades para a cooperativa e foi mais um ponto importante nesta trajetória. Com essa mudança, tanto pessoas físicas quanto empresas poderiam se tornar associados do Sicoob MaxiCrédito. 

Outros três grandes marcos se destacam na história da instituição: a incorporação da Credtec, em 2012, uma cooperativa da Grande Florianópolis, em 2016 a incorporação da Blucredi, uma cooperativa de crédito na região do Vale do Itajaí, que estendeu seu atendimento de forma significativa dentro de Santa Catarina, e em novembro de 2020, a incorporação da Ecocredi-RS, que permitiu romper as fronteiras chegando ao Rio Grande do Sul.

Atualmente o Sicoob MaxiCrédito figura entre as maiores cooperativas de crédito do Brasil, com 90 Pontos de Atendimentos distribuídos em 56 municípios e dois estados do sul.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento econômico e social através do cooperativismo por meio da intermediação financeira e da prestação de serviços, gerando resultado para os associados.

 

Visão

Ser reconhecida nacionalmente como a melhor cooperativa de crédito com solidez e inovação, satisfazendo as necessidades dos associados e colaboradores.

 

Valores

  • Ética

Pautar ações na ética e transparência para atingir os objetivos institucionais, respeitando o quadro social e garantindo a longevidade da organização.

  • Credibilidade

Ser reconhecida como cooperativa de crédito sólida, trabalhando com seriedade e responsabilidade gerando credibilidade diante da comunidade.

  • Cooperação

Promover o relacionamento recíproco, fortalecendo a valorização das pessoas e a cultura do cooperativismo.

  • Profissionalismo

Buscar continuamente a melhoria dos serviços de forma produtiva e responsável para garantir a competitividade no mercado e fidelização dos associados.

  • Inovação

Desenvolver métodos inovadores para atender de forma proativa o público interno e externo.

 

PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS


O Sicoob MaxiCrédito também tem como base em sua atuação os Princípios do Cooperativismo. Eles são a linha orientadora das Cooperativas levando seus valores à prática:

  • Adesão voluntária e livre;
  • Gestão democrática pelos membros;
  • Participação econômica dos membros;
  • Autonomia e independência;
  • Educação, formação e informação;
  • Intercooperação;
  • Interesse pela comunidade.

Conselho de Administração

Presidente: Ivair Luiz Filippi Chiella

Vice-presidente: Ari José Roman

 

Conselheiros: 

Eliseu Celso Guizzo

Evaristo Dal Vesco

Milton José Tomasini

Neusa Maria Soares Müller 

Paulo Vendelino Kons 

Terezinha Grasel Gabriel

Vilmar Agostinho Rozzetto

 

Conselho Fiscal

Efetivos

Rafael Mucelini 

Valmor Pazinatto 

Gentil Luis Caglioni

Suplentes

Anesio José Macari 

Nelcy Zilli 

Edir Antonio Vivian

 

Diretoria Executiva

Diretora de Operações e Desenvolvimento: Adriana Spolti Grigol

Diretor de Controle e Risco: Mauro Zoleti de Morais

Diretor Negócios: Francisco Osmar Souza Leite

Diretor Administrativo e de Suporte: Gilberto Belatto

O Sicoob Maxicrédito trabalha sob os princípios do cooperativismo, sendo uma instituição que presta assistência financeira aos associados, educação cooperativista e oferece produtos e serviços diferenciados, com as menores taxas do mercado aos associados.

A conduta da Cooperativa segue as diretrizes expostas no Estatuto Social que regulamenta o Sistema Sicoob e preza esses valores.

Clique aqui e conheça nosso Estatuto.