Modelo de direção estratégica fundamentado nos valores e princípios cooperativistas, que estabelece práticas éticas visando a garantir a consecução dos objetivos sociais e assegurar a gestão do Sicoob MaxiCrédito de modo sustentável, em consonância com os interesses dos cooperados. A adoção da boa prática de governança na Cooperativa garante a aplicação da autogestão no sistema cooperativista nacional e tem por finalidades: 


•    Ampliar a transparência da administração da sociedade cooperativa; 
•    Facilitar o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas; 
•    Contribuir para a sustentabilidade e a perenidade do modelo cooperativista; 
•    Aprimorar a participação do cooperado no processo decisório; 
•    Obter melhores resultados econômico-financeiros; 
•    Incentivar a inovação e proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços ao quadro social; 
•    Aplicar a responsabilidade social como integração da cooperativa com a sociedade civil.

 

Princípios da Governança Cooperativa

Autogestão: processo por meio do qual os próprios cooperados, de forma democrática e por intermédio de organismos de representatividade e autoridade legítimos, assumem a responsabilidade pela direção da cooperativa e pela prestação de contas da gestão. Os agentes de governança são responsáveis pelas consequências de suas ações e omissões. 

Senso de justiça: o tratamento dado a todos os cooperados, com igualdade e equidade, em suas relações com a cooperativa e nas relações desta com suas demais partes interessadas. 
Transparência: facilitar voluntariamente o acesso das partes interessadas às informações que vão além daquelas determinadas por dispositivos legais, visando à criação de um ambiente de relacionamento confiável e seguro. 

Educação: investir no desenvolvimento do quadro social, visando à formação de lideranças, para que estas tragam em seus conhecimentos de gestão e administração a essência da identidade cooperativa, base de sucesso e perpetuidade de sua doutrina. 

Sustentabilidade: a busca de uma gestão ética nas relações internas e externas para geração e manutenção de valor a todas as partes interessadas, com vistas à perenidade da cooperativa, considerando os aspectos culturais, ambientais, sociais e econômicos.
 

Conselho de Administração

Presidente: Ivair Luiz Filippi Chiella
Vice-presidente: Ari José Roman

Conselheiros: 
Eliseu Celso Guizzo
Evaristo Dal Vesco
Milton José Tomasini
Neusa Maria Soares Müller 
Paulo Vendelino Kons 
Terezinha Grasel Gabriel
Vilmar Agostinho Rozzetto

 

Conselho Fiscal 

Efetivos
Carlos Alexandre Moser 
Fabiana da Campo Linhares 
Neli Emília Pan Breda 

Suplentes
Ademar Correa 
Luiz Salgado Klaes
Lyndysney Rodrigo Bertosso

Diretoria Executiva


Diretora Presidente: Adriana Spolti Grigol

Diretor de Riscos, Controles e Compliance: Mauro Zoleti de Morais

Diretor Negócios: Francisco Osmar Souza Leite

Diretor Financeiro e Administrativo: Gilberto Belatto

Associados delegados são associados pessoa física, eleitos pelo quadro social com a função de representar os demais associados da Cooperativa nas decisões assembleares, por meio de voz e voto, com vistas a representar os interesses daqueles que lhe conferiram essa missão, contribuindo para aprimorar a Governança da Cooperativa frente ao mercado e assegurar a efetiva participação democrática nas decisões de competência das Assembleias Gerais. 

Os associados delegados são referência para a promoção dos princípios cooperativistas nas comunidades onde a Cooperativa atua e agentes de transformação, contribuindo para o sucesso e a sustentabilidade da Cooperativa, fortalecendo seu impacto positivo na sociedade.

Conheça os associados delegados do Sicoob MaxiCrédito, clicando neste link:

A Gestão de Riscos pode ser entendida como o processo de identificação, avaliação, mensuração, tratamento, monitoramento, informação e comunicação de possíveis fatos que expõe a cooperativa a adversidades. 

Por meio da Gestão Integrada de Riscos, o Sicoob MaxiCrédito visa explicitar o seu apetite por risco, conhecer e buscar as oportunidades de ganho, bem como identificar e mitigar as perdas, mensurar e avaliar os riscos de forma integrada, implementando formas de tratamento e prevenção. 

A Gestão de Riscos ao mesmo tempo que trabalha na preservação da integridade financeira da Cooperativa e sua capacidade de liquidação das operações, também, atua em situações adversas ao mercado. A definição de responsabilidades, de processos integrados, da aplicação das melhores práticas de gerenciamento de riscos e de capital, esses procedimentos conferem mais transparência, eficácia, tempestividade e segurança às atividades.

A cooperativa segue os preceitos regulatórios do Conselho Monetário Nacional (CMN), Banco Central do Brasil (BCB), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), diretrizes estabelecidas pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS) e as legislações federal, estaduais e municipais inerentes aos seus produtos e serviços. Ainda, o ambiente regulatório interno é dotado de políticas específicas para cada tipo de risco, detalhadas em manuais que documentam procedimentos, papéis e responsabilidades, incluindo prestadores de serviços terceirizados, para fins do gerenciamento de riscos.

A cooperativa adota, também, ferramentas e tecnologias para suportar a gestão integrada de riscos, como sistemas de monitoramento e controle, modelos estatísticos e matemáticos de precificação e avaliação de riscos, além de realizar treinamentos e capacitações regulares para os colaboradores, visando a disseminação da cultura de gestão de riscos em todos os níveis da instituição.

A transparência e a comunicação efetiva sobre os riscos assumidos e as estratégias de mitigação são fundamentais para a confiança dos cooperados, dos órgãos reguladores e do mercado como um todo. Portanto, a cooperativa se compromete em manter uma comunicação clara e aberta sobre a gestão de riscos, buscando sempre a excelência e a segurança em suas operações.

A Resolução CMN nº 4.879/20, de 23 de dezembro de 2023, menciona que as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem implementar e manter atividade de auditoria interna compatível com a natureza, o porte, a complexidade, a estrutura, o perfil de risco e o modelo de negócio da instituição.

A auditoria interna mantém uma visão independente e imparcial, compõe a terceira linha da Cooperativa. Possui o objetivo de contribuir para a melhoria permanente (eficácia, eficiência e efetividade) dos sistemas e processos de controles internos, de gerenciamento de riscos e de governança cooperativa, visando auxiliar o Sicoob MaxiCrédito a atingir os objetivos declarados.

O Sicoob MaxiCrédito conta com estrutura de auditoria interna executada pela área de auditoria interna do CCS (Centro Cooperativo Sicoob), nos termos delineados pela Resolução CMN nº 4.879/20. E a sua atuação compreende:

a) detecção e prevenção de erros, omissões e atos contrários às políticas e aos normativos internos e externos;

b) identificação de riscos que possam afetar adversamente o alcance dos objetivos do Sicoob Maxicrédito;

c) avaliação da gestão de riscos e da validade das medidas de desempenho das áreas em relação aos seus processos;

d) consultoria em processos que tenham melhores práticas de mercado reconhecidas e consolidadas.