No Sicoob, cooperamos pelo seu futuro.

Mais que uma escolha financeira,
taxas justas para você.

Conheça as modalidades de crédito que o Sicoob oferece para antecipar a realização dos seus sonhos.
Pronampe

Crédito ideal para MEI, micro ou pequeno empreendedor, que precisa de crédito para investir no desenvolvimento da sua empresa.

Antecipação de Recebíveis

Venda a prazo e antecipe o recebimento da venda em apenas uma transação com rapidez e transparência. 

Capital de Giro

Com a parceria do Sicoob você sempre tem a garantia de capital de giro no momento em que sua empresa precisar.

Cotas-partes e Procapcred

Linha de crédito para você adquirir cotas e aumentar a participação nos resultados da sua cooperativa.

Financiamento BNDES

Linhas de financiamento de longo prazo e sob medida para o seu negócio, ajudando você a incrementar a produção e gerar mais renda.

Financiamentos Diferenciados

Solicite uma proposta personalizada para financiar o que a sua empresa precisa com taxas competitivas.

Microcrédito

Crédito ágil e sem complicação para aumentar o capital de giro e viabilizar as oportunidades do seu negócio.

Renegociação de Dívidas

Negocie suas dívidas com condições especiais que somente o Sicoob pode fazer por você.

Precisa de apoio para organizar suas finanças antes de contratar um crédito? Agende uma consulta gratuita nas Clínicas Financeiras Virtuais.

O crédito envolve decisões financeiras importantes, e as Clínicas Financeiras oferecem suporte personalizado para ajudar as pessoas a organizar suas finanças e tomar decisões mais assertivas. É uma ótima maneira de garantir que os clientes estejam financeiramente preparados para o uso responsável do crédito.

Agendar Consultoria Agora!

Dúvidas Frequentes

Sim, porém, para cada conta deverá ser efetuado cadastramento específico.

Agradecemos o seu interesse em abrir uma conta no Sicoob! O processo é bem simples e pode ser feito de maneira totalmente digital. Basta baixar nosso aplicativo, o App Sicoob.

Você também pode ir até a cooperativa mais próxima ou de sua escolha e realizar a abertura.

Clicando aqui, você encontra o Sicoob mais próximo de você.

Os cartões Sicoobcard são solicitados diretamente na cooperativa. Procure seu gerente para saber mais.

No link http://www.sicoob.com.br/pesquisa-cooperativa você encontra o Sicoob mais próximo de você.

Para abrir uma conta de microempreendedor individual (MEI), você precisa ir pessoalmente até uma de nossas cooperativas com os seguintes documentos:

  • Contrato social/alterações do MEI
  • CPF e identidade 
  • Comprovante de endereço 
  • Faturamento dos últimos meses
  • Declaração de Imposto de Renda 

Clicando aqui, você encontra o Sicoob mais próximo de você.

Para abrir uma conta Pessoa Jurídica, você precisa ir até uma de nossas cooperativas com os seguintes documentos:

  • Contrato social/alterações, CNPJ/MF e inscrição estadual
  • CPF e identidade 
  • Comprovante de endereço
  • Balanço patrimonial e alvará (quando disponível)
  • Faturamento dos últimos meses
  • Declaração de Imposto de Renda da empresa

Clicando aqui, você encontra o Sicoob mais próximo.

Para abrir uma conta poupança, você precisa ir até uma de nossas cooperativas com os seguintes documentos:

  • Documento de identificação
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de renda

Clicando aqui, você encontra o Sicoob mais próximo de você.

 

Caso já seja cooperado, você pode abrir a conta poupança direto pelo App Sicoob.

Todos os nossos serviços estão sujeitos a análise e cada caso é avaliado individualmente segundo a política de crédito de cada cooperativa e de acordo com as normas regulatórias do Banco Central. Você pode ir até a sua cooperativa para entender melhor se cumpre os requisitos de solicitação de empréstimo.

No Sicoob, antes de tudo, você é dono! Por isso, é preciso comprar uma parte do capital da cooperativa, a integralização. Esse valor é variável e você consegue ver qual valor será, ao selecionar a sua agência de preferência no app Faça Parte. Além desse valor, existe a opção de selecionar um pacote de serviços, e o custo dele também varia de uma cooperativa para outra.

Temos a poupança, o RDC e o LCA. Para saber mais sobre cada um deles, sugerimos que vá até uma de nossas cooperativas. Dessa forma você pode tirar todas as suas dúvidas com os nossos especialistas e investir sem se preocupar.

No link http://www.sicoob.com.br/pesquisa-cooperativa você encontra o Sicoob mais próximo de você.

O Sicoob recebe, sim, portabilidade de crédito. Porém, sugerimos que você vá até a cooperativa para a qual deseja a portabilidade e verifique as condições, que podem variar de uma unidade para outra. No link: www.sicoob.com.br/pesquisa-cooperativa você encontra todos os contatos. Se precisar de mais alguma informação, conte com a gente.

A concessão de crédito é de livre análise e escolha de cada cooperativa. Sendo assim, recomendamos que você converse com o gerente da sua conta e explique a sua situação. Lá ele terá acesso a todas as informações para te ajudar. Continuamos à disposição por este canal.

1º passo: acesse sua conta pelo Internet Banking do Sicoob e acesse qualquer transação financeira. É considerada transação financeira toda operação que altere o saldo da conta, por exemplo, pagamento de títulos, transferência entre contas, resgate de poupança, etc. O cadastro pode ser iniciado através do menu "Outras Opções > Computadores > Gerenciamento de Computadores".

Siga os passos indicados, e anote o Código de Liberação que será apresentado ao final em seu computador (Código de Liberação é um número de 4 dígitos).

2º passo: agora, basta liberar o seu computador informando o Código de Liberação em outro canal de atendimento de sua escolha, que pode ser:

  • Em um caixa eletrônico do Sicoob: acessando o menu, clique em "Outras opções > Liberar / Bloquear Computadores > SicoobNet Pessoal";
  • Em sua cooperativa do Sicoob.

Ao concluir o "2º passo", seu computador estará cadastrado e liberado para realizar transações financeiras (pagamentos e transferências) pela Internet.

  • Cadastre sua senha de acesso (8 dígitos) em qualquer cooperativa do Sicoob.
  • A partir do site www.sicoob.com.br, informe os números de sua cooperativa e conta corrente e clique OK para continuar.
  • Na tela que apresenta o teclado virtual, digite sua senha de 8 dígitos.

Pronto. Você já está no Internet Banking do Sicoob.

No RDC pré-fixado, o cooperado sabe desde o início da contratação quanto irá resgatar no final. A taxa de rendimento é definida pela cooperativa. A cooperativa define a forma de chegar na taxa oferecida. Vale ressaltar que não é toda cooperativa que oferece RCD pré-fixado. Já no pós, o cooperado só saberá o rendimento que terá no final, no momento do resgate. Isso porque o indexador será o CDI. Por exemplo, se uma cooperativa pagar como rendimento do RDC 110% do CDI, quando o CDI for de 10%, a remuneração anual ficará em 11%. 

É só aproximar o cartão da maquininha e aguardar o bip de confirmação da finalização da transação. Lembre-se de conferir o valor.

Para a abertura de uma conta conjunta, você e a pessoa que deseja abrir a conta em conjunto precisam ir pessoalmente até uma de nossas cooperativas com os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Documentos pessoais (identidade e CPF)

Clicando aqui, você encontra o Sicoob mais próximo de você.

Para fazer o seu seguro de vida, procure sua cooperativa ou acesse o App Sicoob no menu Seguro de Vida.

No link http://www.sicoob.com.br/pesquisa-cooperativa você encontra o Sicoob mais próximo de você.

Sua senha pode ser cadastrada na cooperativa no momento do recebimento do cartão ou enviada por meio de carta de senha para o endereço cadastrado.

O cadastramento de computadores é obrigatório para efetuar as transações financeiras (pagamentos e transferências).

No acesso por meio de computadores não cadastrados e liberados, só será possível a execução de transações de consulta (saldos e extratos).

É um cartão que permite ao titular estender às pessoas de seu relacionamento, maiores de 16 anos, as mesmas vantagens e facilidades que o Sicoobcard oferece. O titular é o responsável pelo cartão adicional.

Sim. Você pode consultar sua fatura pelo Internet Banking (www.sicoob.com.br), no App Sicoob ou no App Sicoobcard. Acesse sua conta informando: cooperativa, conta corrente e senha.

Para as operações do PRONAMPE é exigida garantia pessoal do proponente. Para empresas com um ano de funcionamento, é exigida garantia pessoal em montante igual ao empréstimo contratado, acrescidos dos encargos. No caso de empresas constituídas e em funcionamento há menos de um ano, a garantia pessoal poderá alcançar até 150% do valor contratado, mais acréscimos.

Mudando para a fatura digital, você deixará de receber sua fatura em papel e poderá consultar os gastos do seu cartão nos canais do Sicoob. A adesão pode ser feita no App Sicoobcard, no App Sicoob ou na cooperativa. O envio da fatura por e- mail não é automático, é preciso acessar os canais do Sicoob e realizar o encaminhamento.

No link http://www.sicoob.com.br/pesquisa-cooperativa você encontra o Sicoob mais próximo de você.

Essa é uma opção segura para fazer compras na Internet. Basta gerar o cartão virtual – de uso único ou recorrente, no App Sicoobcard. Ao gerar o cartão é necessário escolher um apelido, selecionar o prazo de validade do mesmo e definir um limite de compras.

A empresa que contratar operações pelo PRONAMPE deve preservar o quantitativo de empregados em número igual ou superior ao verificado em 19/05/2020, no período compreendido entre a data da contratação da linha de crédito e o 60º (sexagésimo) dia após o recebimento da última parcela da linha de crédito.

A Previdência do Sicoob se encaixa em qualquer plano: aposentadoria, estudos, viagens ou até mesmo um novo negócio. Conte com a previdência para alcançar suas metas. Para saber mais a respeito, visite uma cooperativa para conferir todas as vantagens.

No linkhttp://www.sicoob.com.br/pesquisa-cooperativa você encontra o Sicoob mais próximo de você.

Considerando que a fatura do cartão pode ser paga independentemente do recebimento pelos Correios, o pagamento em atraso poderá acarretar cobrança de juros. Para evitar o pagamento de juros, caso não tenha recebido sua fatura até o dia do vencimento, você pode emitir o código de barras para pagamento no App Sicoobcard, App Sicoob, Internet Banking (www.sicoob.com.br) ou no site do portador. Em caso de dúvidas, informe-se em sua cooperativa.

O sinistro deverá ser comunicado à sua cooperativa, que fará a intermediação junto à seguradora.

Você deve informar a situação diretamente na sua cooperativa ou ligar para Central de Atendimento Sicoobcard (Regiões Metropolitanas: 4007 1256 ou Demais Regiões: 0800 702 0756).

Na falta de indicação de beneficiário, serão beneficiários aqueles indicados por lei, observando o disposto no artigo 792 do Código Civil.

Sua senha será solicitada durante as transações de compras (nas funções débito e crédito) e saques à vista e, caso seu cartão seja múltiplo, para movimentar a conta corrente.

Você pode realizar saques na função crédito e parcelar o valor em até 12 vezes. Para solicitar, ligue para Central de Atendimento Sicoobcard (Regiões Metropolitanas: 4007 1256 ou Demais Regiões: 0800 702 0756) ou vá a sua cooperativa. Esse serviço está sujeito à análise de crédito.

No link http://www.sicoob.com.br/pesquisa-cooperativa você encontra o Sicoob mais próximo de você.

Nos caixas das Cooperativas do Sicoob, no Internet Banking (www.sicoob.com.br) ou no App Sicoob, direto no seu celular. Você também pode realizar o pagamento com dinheiro em espécie em outras instituições financeiras, desde que a fatura não esteja vencida. 

Sim, desde que seja respeitado o limite de crédito definido para o porte de empresa.

O certificado poderá ser obtido em sua cooperativa ou pelo App Sicoob, no menu: SEGURO → SEGURO DE VIDA → CONSULTAR.

Não. A cooperativa não acessa ou copia seus arquivos ou programas. O procedimento consiste apenas na identificação do equipamento, para saber se ele está habilitado a acessar uma conta, ou não.

Dependendo da data da compra, você pode ter até 40 dias para pagar, sem juros.

Sim. Os seguros terão a atualização anual de valores (prêmio e capital segurado), com base em índice geral de preços estabelecido nas condições gerais. Assim, anualmente, os valores dos prêmios e dos capitais segurados devem ser atualizados pela variação do índice pactuado.

O valor de prêmio também sofrerá a incidência de reajuste em função da idade e profissão do segurado, conforme informações constantes nas condições gerais.

Você pode consultar o limite de crédito no App Sicoobcard, no App Sicoob ou no Internet Banking do Sicoob: www.sicoob.com.br.

Sim. A seguradora tem o prazo de até 15 dias para se pronunciar quanto à proposta de seguro. Encerrado este prazo, não tendo havido a recusa da seguradora, o seguro passa a ser considerado aceito.

No caso de recusa, a seguradora comunicará formalmente a não aceitação do seguro e a justificativa da recusa.

Ao pagar sua fatura, em um dos canais Sicoob (App ou Internet Banking), até às 20h, o limite do cartão é liberado mais rápido.
Se o pagamento for feito em outras instituições financeiras ou pelo pagamento programado em débito na conta corrente, o tempo para liberação do limite do cartão de crédito depende do período de compensação bancária.

Você pode gerar o boleto com código de barras no Internet Banking (www.sicoob.com.br), no site do portador, no App Sicoobcard ou no App Sicoob.

Você pode financiar parte do valor da sua fatura. Basta pagar, pelo menos, o valor mínimo especificado no próprio extrato. O saldo restante será cobrado automaticamente no mês seguinte. Sobre o valor financiado, há incidência de juros.

O Sicoob oferece cartões de três bandeiras: Cabal, Mastercard e Visa, com opções para pessoas física e jurídica. Também possui cartões para pagamento de salário.

A cota capital é o valor que cada pessoa paga ao ingressar na cooperativa. Ela é paga na abertura da conta, e é depositada em uma conta capital. Essa conta é importante para a sustentabilidade da cooperativa, e não pode ser movimentada como a conta corrente comum. Seus aportes, bem como as condições de saque, estão estabelecidos no Estatuto Social de cada cooperativa. A cota rende de acordo com o tempo que você fica na cooperativa. Como qualquer instituição, buscamos sustentabilidade financeira e trabalhamos em função de resultados, não existindo a palavra lucro, mas sim sobras. Parte das sobras é divididas entre os cooperados anualmente, de acordo com a sua participação.

Temos o Pacote Essencial, disponível com tarifas reduzidas e serviços básicos limitados. Para conferir a disponibilidade, basta visitar a cooperativa mais próxima. Os valores podem variar de acordo com a cooperativa selecionada.

Primeiramente verifique se foi realizada alguma alteração de componentes no computador recentemente (como troca de placa mãe e HD, por exemplo). Caso tenha feito alguma alteração dessa natureza, provavelmente será necessário cadastrar novamente seu computador.

Caso não tenha sido realizada qualquer alteração contate a Central de Atendimento do Sicoob (0800 642 0000) para buscar mais informações.

É permitido ao consorciado receber o valor do crédito em sua própria titularidade, mediante quitação de suas obrigações junto ao grupo de consórcios, caso não tenha utilizado o seu crédito em até 180 (cento e oitenta) dias após a contemplação.

A Fiança é avaliada apenas na fase conferência do contrato de alienação devidamente assinado e alienação do bem.

Sim, desde que a assinatura eletrônica seja via aplicativo Sicoob, Gov.BR ou com certificado ICP-Brasil.

A cooperativa deverá criar um dossiê na plataforma GED de Fluxo de Substituição de Garantia, apresentar os seguintes documentos:

  1. CRV – Certificado de Registro de Veículo, também conhecido como DUT; ou 
  2. ATPV-e – autorização para transferência de propriedade de veículo; ou 
  3. Nota Fiscal - Nota Fiscal de Saída + CRLV, desde que, o proprietário do bem informado no CRLV seja o mesmo informado na NF de saída.   

 
Esse novo bem apresentado deverá suprir 130% do saldo devedor para a análise.

Sim, desde que seja apresentada uma nova garantia temporária para análise e aprovação.

Para realizar a troca de UF, o gravame deve ser baixado para que haja uma nova alienação na nova UF, nesse período, o grupo fica sem garantia, por isso é necessário a apresentação de uma nova garantia.

Assim como existe o FGC nos bancos, nas cooperativas temos o FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito). Na prática, cada cooperado tem até 250 mil reais garantidos caso ocorra qualquer imprevisto. Estamos sempre pensando na sua segurança. Para mais informações acesse https://www.fgcoop.coop.br/quem-somos

No Internet Banking do Sicoob, menu principal, clique em "Outras Opções > Computadores > Gerenciamento de Computadores". Selecione o computador e clique em "Excluir Computador". Você também pode incluir uma data de validade para o cadastramento de cada computador. Na data indicada, o computador será automaticamente descadastrado.

No Internet Banking do Sicoob, menu principal, "Outras Opções > Computadores > Gerenciamento de Computadores ", selecione o computador e clique em "Alterar".

As parcelas de consórcios podem sofrer correção para garantir o equilíbrio financeiro do grupo de consorciados ao longo do tempo. Isso ocorre porque o valor do crédito contratado no início do consórcio pode ser afetado pela inflação e por outros fatores econômicos ao longo dos anos.

Para garantir que o valor do crédito contratado seja suficiente para a aquisição do bem ou serviço desejado, as parcelas podem sofrer correções anuais com base em índices de inflação ou em outros indicadores econômicos. Dessa forma, as parcelas são atualizadas para acompanhar o valor do crédito e garantir que o poder de compra do consorciado não seja prejudicado.

Nos segmentos de Imóvel (INCC), Serviços e Outros Bens Móveis Duráveis, a atualização utilizará o INPC – índice Nacional de Preços ao Consumidor e para o segmento de Veículos, Veículos Pesados e Motos a atualização utilizará como base o preço de mercado divulgado pela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas ou pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

Não será possível o ressarcimento, visto que o estorno, iria gerar crédito indevido que seria prejuízo para a Administradora.

Os recursos recebidos no âmbito do PRONAMPE devem ser usados para o financiamento da atividade empresarial nas suas diversas dimensões, podendo ser utilizados para investimentos e para capital de giro isolado e associado. É vedada a sua destinação para distribuição de lucros e dividendos entre os sócios.

A data de vencimento das parcelas não pode ser alterada.

A pessoa que está no exterior, interessada em enviar dinheiro para um cooperado do Sicoob, deve procurar a Western Union no exterior. Ao realizar a transação, o destinatário deve compartilhar o número de identificação da operação internacional da Western Union (MTCN) com o cooperado. De posse do código MTCN, o cooperado poderá solicitar o recebimento do dinheiro pelo App Sicoob. Após a solicitação, o valor é creditado na conta do cooperado imediatamente.

Com o objetivo de garantir o equilíbrio financeiro do grupo, a Administradora realizará a análise de risco de crédito, conforme critérios estabelecidos na Política de Crédito.

Através do App Sicoob, o cooperado conseguirá rastrear a transferência e verificar se o dinheiro está a caminho ou se já está disponível para retirada. É preciso informar o número de identificação da operação internacional da Western Union (MTCN) e o status estará disponível para visualização, podendo ser: “em análise”, “cancelado”, “disponível” ou “pagamento realizado”.

  • Limite diário: US$ 3.000,00 (3 transações).
  • Limite mensal: US$ 7.000,00 (9 transações).
  • Limite semestral: US$ 15.000,00 (36 transações).

O Código de Liberação possui validade de 15 dias a partir do momento em que for apresentado na tela de seu computador. Durante esses 15 dias o código deve ser utilizado para concluir o cadastramento, do contrário, será cancelado.

O cooperado poderá enviar transações diárias de até US$ 3.000,00 (3 transações), limite mensal de US$ 7.000,00 (9 transações), limite semestral de US$ 15.000,00 (36 transações) ou o equivalente em outras moedas. As transações devem ser realizadas para diferente titularidade e estão disponíveis em mais de 130 moedas.

O envio de dinheiro deve respeitar a moeda local do país de destino. Durante o envio, o cooperado escolhe como o destinatário irá receber o valor no exterior, se por meio de crédito em conta bancária ou se em saque em um dos mais de 500 mil pontos de atendimento da Western Union no exterior ou agentes autorizados.