Sicoob São Miguel inaugura em Joinville ponto para abastecimento de veículos elétricos do Projeto Rota Verde - Sicoob Central SC/RS
null Sicoob São Miguel inaugura em Joinville ponto para abastecimento de veículos elétricos do Projeto Rota Verde

Joinville tem seu primeiro posto de carregamento para veículos elétricos instalado na cidade, na agência Perini
O Projeto Rota Verde, promovido pelo Sicoob SC/RS inaugurou diversos eletropostos em Santa Catarina, que estarão presentes no espaço de estacionamento das agências e de instituições parceiras. Os pontos de carregamento têm por objetivo, estabelecer uma rota que cubra todo o estado catarinense, para que viajantes possam atravessar o Estado com autonomia, utilizando-se dos pontos estratégicos instalados pelas cooperativas do Sicoob.
Em Joinville, na agência Perini, o primeiro eletroposto do Sicoob São Miguel foi inaugurado em 20 de maio deste ano e está aberto 24 horas para abastecimento. Além deste, o projeto pretende instalar mais 38 estações de recarga em todo o estado de Santa Catarina até o final do ano, incluindo a instalação de um eletroposto em São Miguel do Oeste. Os carros elétricos utilizam como abastecimento para o funcionamento do veículo a energia armazenada em seu motor, que é recarregável, possuindo um sistema inteligente de gerenciamento de energia. Estes automóveis não utilizam combustíveis fósseis como a gasolina ou o diesel, e nem de origem vegetal como o etanol.
Segundo o gerente da agência Perini em Joinville, Diego da Silva, os veículos elétricos estão se tornando cada vez mais comuns nas ruas e nas garagens dos cooperados, pois oferecem vantagens em relação aos veículos tradicionais. “Com isso em mente, o Sicoob lançou o projeto Rota Verde, introduzindo os inovadores eletropostos. para atender a crescente demanda por infraestrutura de recarga em regiões ainda desprovidas desse serviço, buscamos ampliar a mobilidade daqueles que optam por um transporte mais sustentável”, explicou Silva.
A proposta do projeto Rota Verde também abraça a sustentabilidade, com a contribuição na diminuição de dióxido de carbono e o estímulo ao uso de carros elétricos. O gerente da agência Perini disse que “a sustentabilidade é um dos pilares da nossa cooperativa, e para oferecer um atendimento ainda mais completo aos nossos cooperados, estamos operando com novos carregadores elétricos”, acrescentou.
A partir das estimativas estudadas e avaliadas do cenário atual, o crescimento progressivo das vendas de veículos elétricos nos últimos anos, podem levar as emissões de CO2 dos automóveis em um caminho alinhado com o Cenário de Emissões Líquidas Zero até 2050. Segundo dados divulgados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o número de veículos elétricos e híbridos aumentou 787,5% no Brasil entre 2019 e 2023, passando de 32.798 para 291.089 em cinco anos. A região Sul do país representa 18% desta frota.
Financiamento de veículos elétricos no Sicoob
Segundo o gerente de crédito, Edson Cieplak, os novos carros elétricos são uma tendência global. “Essa realidade está mais próxima do que imaginamos, é o que as notícias demonstram. A venda de carros elétricos no Brasil tem batido seguidos recordes. As vendas cresceram mais de 90% em comparação a 2022. E 2024 também vem apresentando recorde de vendas”, afirmou Cieplak.
Nesta modalidade de crédito pode ser financiado veículos elétricos: Novos - Seminovos e Usados em até 60 meses e Motonetas e Patinetes elétricos em até 48 meses. Se o veículo for novo, o associado deve apresentar orçamento/nota fiscal, se for Seminovos e Usados apresentar documento do veículo do exercício atual. Um diferencial é que a cooperativa financia até 100% do valor do veículo.
Fonte: Sicoob São Miguel – Assessoria de Comunicação.