Instituto Sicoob abre inscrições para 13ª edição do Concurso Cultural - Sicoob Central SC/RS
null Instituto Sicoob abre inscrições para 13ª edição do Concurso Cultural

Objetivo é incentivar a construção de conhecimentos e práticas cooperativas nas escolas do Ensino Fundamental em todo o país
O Instituto Sicoob abriu desde o dia 25 de março as inscrições para a 13ª edição do Concurso Cultural, que este ano terá como tema "Atitudes simples, escolhas conscientes”. Podem participar estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental, regularmente matriculados nas redes de ensino público e privado, que foram convidados por uma cooperativa Sicoob para fazer parte do projeto.
O concurso tem o intuito de disseminar a cultura da cooperação entre as crianças, incentivando a reflexão, o debate e a produção de desenhos e textos narrativos. As premiações do Concurso Cultural ocorrem em três etapas distintas: local, regional e nacional.
De acordo com Luiz Edson Feltrim, superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob, a educação transcende a mera transmissão de conhecimento, constituindo-se como o ambiente propício para o desenvolvimento coletivo e individual de cada pessoa. "É fundamental fomentar os princípios do cooperativismo desde a infância, pois isso fortalece valores como cooperação, igualdade e responsabilidade, como também prepara as futuras gerações para uma participação mais ativa e consciente na sociedade. Ao proporcionar experiências cooperativas desde cedo, estamos investindo no desenvolvimento de indivíduos capacitados para colaborar, tomar decisões em grupo e celebrar conquistas em conjunto, contribuindo assim para a construção de uma comunidade mais justa e sustentável”, comenta Feltrim.
Categorias
O concurso é dividido em quatro categorias, de acordo com o ano de escolaridade dos participantes e com base na recomendação de sequências didáticas para os diferentes anos de escolaridade, dentro do que prevê a Base Nacional Comum Curricular.
Os alunos do terceiro ano vão produzir desenhos que expressem o tema do cooperativismo, demonstrando de forma visual e criativa os princípios e benefícios da cooperação. Para os estudantes do quinto ano a tarefa é produzir um texto narrativo, valorizando a sequência de eventos que sustente a relação entre o cooperativismo e a realidade do local onde vivem. Já os estudantes do sétimo ano terão a tarefa de criar poemas que abordem o cooperativismo de uma maneira poética e inspiradora, explorando as emoções e os sentimentos ao tema. Por fim, os alunos do nono ano serão desafiados a produzir histórias em quadrinhos que tragam à tona a importância do cooperativismo na sociedade, por meio de narrativas ilustradas que estimulem a reflexão e a consciência sobre a prática da cooperação.
Cronograma de atividades
O calendário do Concurso Cultural Sicoob iniciou no dia 25 de março, com a abertura das inscrições, e vai até 15 de dezembro – data do término das atividades.
25/3 a 31/5 - Período de inscrições pelo site; 24/7 a 6/9 - Envio dos materiais de apoio para as escolas; 9/9 a 27/9 - Etapa local de coleta e a avaliação dos trabalhos; 30/9 a 4/10 - Envio dos trabalhos premiados para o Sicoob Central SC/RS; 7/10 a 18/10 - Etapa de premiação regional; 21/10 a 25/10 - Envio dos trabalhos premiados na etapa regional para o Instituto Sicoob; 28/10 a 15/11 - Avaliação dos trabalhos pelo Instituto Sicoob; 1/12 a 15/12 - Divulgação dos resultados da premiação nacional.
Como participar
Para participar, as instituições de ensino poderão se inscrever a partir do convite de cooperativa singular, sinalizando o interesse. A inscrição é gratuita e deverá ser realizada exclusivamente pelo site https://concursocultural.institutosicoob.org.br, seguindo as orientações de preenchimento da ficha de inscrição até o dia 31 de maio de 2024.
Para saber mais, basta acessar o site do Concurso Cultural Sicoob: https://concursocultural.institutosicoob.org.br
Ganhadores
Em 2023, foram mais de 2,4 mil escolas participantes e mais de 280 mil alunos atendidos, sendo estes estudantes regularmente matriculados nas escolas das redes pública, privada e de cooperativas educacionais.
A Ana Beatriz de Oliveira, de Goiânia (GO), ganhou na categoria Desenho. Já o Paulo de Biase, de Sertãozinho (SP), levou o prêmio na categoria Crônica. A Nicole Letícia Monteiro, de Santa Gertrudes (SP), ganhou na categoria Poema e João Pedro de Souza, de Guariba (SP), levou o prêmio na categoria Tiras em Quadrinhos.
As premiações incluíram um notebook para os alunos vencedores de cada categoria, R$ 3 mil em pontos Coopera para os professores de cada aluno vencedor e um kit multimídia audiovisual e caixa de som para cada escola vencedora.
Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa (com Sicoob MaxiCrédito).