A informação ainda é a melhor forma de se proteger contra criminosos. Conheça os principais golpes e não entre numa roubada.

Golpe do QR Code

Como é O fraudador, se passando por empregado da Central de Suporte ou da cooperativa, induz o cooperado, por telefone, a realizar uma atualização de segurança e solicita à vítima que acesse uma falsa aplicação do internet banking, na qual o cooperado informa todos os dados de acesso à conta, incluindo a senha.
De posse dos dados capturados, o fraudador acessa o App Sicoob do seu celular para cadastrá-lo na conta do cooperado e, ainda na ligação telefônica, solicita ao cooperado que acesse o App Sicoob para realizar a leitura do QR Code de liberação de dispositivo. Uma vez liberado o celular do fraudador, ele passa a efetuar transações financeiras até o limite disponível do cooperado. Proteja-se:

  • O Sicoob não solicita atualização do internet banking por telefone, envio de QR Code ou links em mensagens de texto.
  • Nunca faça transferências, TEDs, DOCs ou pagamentos em sua conta corrente para fazer um teste após suposta atualização do Internet Banking.
  • Sempre confira todas as informações contidas na tela do celular após leitura do QR Code.
 

Ataque pela internet

Como é: O usuário recebe um link ou arquivo por e-mail que, ao ser clicado, altera uma configuração de segurança do computador, permitindo acesso remoto por fraudadores. Proteja-se: Não abra links de SMS suspeitos e nunca informe seus dados bancários e senhas.

 

Mensagens falsas

Como é: Por e-mail ou celular, o usuário recebe mensagens com links que levam ou direcionam a páginas falsas, que capturam informações sensíveis do cliente. Proteja-se: Não abra links suspeitos e nunca informe seus dados bancários e senhas.

 

Phishing por meio de mensagens falsas

Como é: Phishing é uma técnica usada por fraudadores para roubo de informações via e-mail, SMS, telefonemas ou redes sociais.
Nele, golpistas enviam mensagens eletrônicas que se passam por comunicação oficial do Sicoob (ou outro site popular). É comum essa mensagem informar que, se a pessoa não fizer os procedimentos que estão naquele e-mail, haverá consequência séria. Só que, ao clicar no link, o usuário é redirecionado para uma página falsa do Sicoob. Proteja-se:

  • Atenção ao receber mensagens de SMS que informam sobre bloqueio de acesso ou que pedem atualização de dados pessoais.
  • Alguns possuem erros de português no conteúdo e tentam te convencer a clicar no link e informar seus dados.
  • Outro ponto de atenção é que grande parte dos SMS falsos vem de números particulares e não de empresas.
  • Não abra links de SMS suspeitos e nunca informe seus dados bancários e senhas.
 

Malware

Como é: Uma nova página inicial surgiu sem sua permissão? Há uma barra de ferramenta ou atualizações que brotou em seu navegador? Tentou acessar um site e foi redirecionado para outro? Suas ferramentas de proteção foram desativadas? Contatos de e-mails e rede sociais avisaram que você mandou conteúdo estranho? Se sim, provavelmente você carrega um malware.
Se a velocidade, tanto em navegadores na internet quanto na execução de programas, ficar visivelmente debilitada repentinamente é outro sinal. Um malware costuma interferir no desempenho por usar parte do potencial de sua máquina para outros fins. Isso também causa travamentos. Proteja-se:

  • Ao receber um e-mail suspeito, com erros de português, links de ofertas incríveis ou imagens de celebridades, não clique no link. Delete o e-mail.
  • Procure ter sempre as versões mais atuais do seu navegador para contar com mecanismos de segurança aprimorados.
  • Evite realizar movimentações utilizando conexões wi-fi de locais públicos.
  • Mantenha seus sistemas e aplicativos sempre atualizados, e verifique se o antivírus está instalado, atualizado e ativo.
 

Fraudes com uso de documentos de identificação pessoal

Como é: A maioria dos golpes acontece com o uso de documentos roubados, furtados ou extraviados. Proteja-se: Se você foi vítima de uma destas situações, a primeira atitude a ser tomada é registrar um Boletim de Ocorrência (BO). No primeiro caso (roubo), você deve ir até uma delegacia, nos demais, você pode emiti-lo por meio do site da Secretaria de Segurança Pública.

 

Golpe do motoboy

Como é: Fraudadores ligam para o cliente e questionam uma suposta compra no cartão. Pedem as senhas para supostamente bloquear o cartão e oferecem mandar um motoboy ao cliente para recolher o cartão para "perícia".
Atenção: O Sicoob não envia motoboys ou funcionários a seu endereço residencial ou comercial, mesmo quando o cartão precisa ser substituído após transações suspeitas e nem pedimos celulares ou digitação de senha. Proteja-se:

  • Nunca informe seus dados bancários e senhas por telefone.
  • Se alguém ou alguma empresa se oferecer para buscar o cartão, cuidado, pode ser golpe.
  • Se não for mais usar o cartão, danifique o chip, pois assim, seu reuso é evitado.
 

Golpe do DDA

Como é: Consiste no envio de falso e-mail informando sobre um boleto com desconto. Assim, os fraudadores solicitam que a vítima desconsidere o pagamento do DDA e realizem o pagamento do novo boleto enviado pelo e-mail. Dessa forma, os recursos são desviados para outra pessoa. A quitação da obrigação prevista no DDA não será realizada e, assim, a dívida permanecerá. Proteja-se: Se você aderiu ao DDA, se receber um boleto para pagamento por e-mail desconfie e confirme junto ao beneficiário a legitimidade do documento antes de efetuar qualquer pagamento.

Como é: Consiste em um site de leilão falso criado com o intuito de roubar dados dos consumidores. Nestes casos, a página falsa aparenta ser apenas mais uma opção oficial e legítima dentre tantas outras de leilões online, com uma diferença importante: o produto nunca será entregue.
Outra técnica utilizada pelos golpistas para trazer ainda mais confiança ao site de leilões é criar uma página no Reclame Aqui (https://www.reclameaqui.com.br/), como se fosse uma empresa constituída. Neste site, os próprios golpistas colocam comentários como se fossem clientes do suposto leilão, mas com reclamações pouco graves, como por exemplo, um retrovisor quebrado em um veículo adquirido ou algum outro dano pequeno. Essas interações buscam dar a impressão de que houve um problema com aquela pessoa, mas que ela de fato recebeu o veículo.
Além disto, existe a pressão do tempo contra a vítima. Por se tratar de um leilão, a pessoa não pode demorar muito para decidir, ela precisa dar o lance e comprar rápido, antes que outro o faça. A partir daí, e uma vez que a vítima consegue dar um lance e é vencedora do suposto leilão, ela recebe um boleto para pagamento. No momento em que a quadrilha identifica que o pagamento foi de fato efetuado, bloqueia todos os contatos e a vítima não consegue mais falar com a suposta “empresa”. Proteja-se:

  • Desconfie de preços muito abaixo do praticado no mercado.
  • Nunca faça cadastros em sites de leilões antes de pesquisar sobre sua reputação.
  • Na dúvida, nunca envie dados bancários ou documentos pessoais.
  • Confirme no site do Detran se o se o leilão está sendo processado na plataforma do leiloeiro designado pelo órgão.
 

Golpe do falso sequestro ou do falso parente

Como é: A vítima recebe um telefonema informando que um parente próximo está em poder de sequestradores (o que é mentira) e solicitam o pagamento de resgate imediato através de transferência ou depósito; ou um falso parente telefona para a vítima solicitando um "empréstimo" imediato para arcar com despesas de uma eventualidade inesperada. Após contatar a vítima, os golpistas passam informações bancárias de conta corrente para a qual a transferência deve ser realizada. Proteja-se:

  • Desconfie sempre!
  • Ao receber este tipo de telefonema, não fale o nome do parente em nenhum momento.
  • Desligue o telefone e contate seu parente para certificar-se de que ele está seguro.
  • Se conseguir, anote os dados bancários fornecidos pelo golpista e avise a polícia.
  • Desconfie de ligações comunicando sequestros. Desligue o telefone e tente contatar o suposto sequestrado.
 

Golpe do falso empréstimo

Como é: É a oferta de empréstimos para pessoas negativadas com a promessa de não consultar órgãos de proteção ao crédito. Utilizam anúncios em outdoors, rádios, jornais, Internet, mídias sociais, etc., em que se oferecem empréstimos sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito. Ao receber o contato dos interessados em tomar o empréstimo, e após dar maiores informações sobre as condições contratuais, os golpistas solicitam pagamento antecipado de taxas administrativas e seguros prestamistas e, quando recebem o pagamento, que geralmente é por TED, cortam o contato com a vítima. Proteja-se:

  • Desconfie das facilidades ofertadas.
  • Não efetue qualquer pagamento antecipado de taxas administrativas ou seguros prestamistas. Essa não é a prática adotada por instituições financeiras sérias.
  • O Sicoob nunca pede pagamento antecipado de taxas administrativas ou seguros prestamistas para liberar empréstimos.