null Sicoob Credip recepciona a criação do 1º Consórcio Interfederativo da Região Norte

24/02/2022 11:43

Evento realizado no dia 11 deste mês, no auditório da Cooperativa, reuniu prefeitos e representantes de 26 municípios de Rondônia. O consórcio deve viabilizar políticas públicas para o desenvolvimento dos municípios.

O município de Pimenta Bueno é conhecido por ser pioneiro na fundação da primeira cooperativa de crédito rural de Rondônia, a Sicoob Credip. Porém, nos últimos dias a cidade também foi escolhida para sediar o encontro que marcou a criação do 1º Consórcio Interfederativo da Região Norte, o CindeRondônia (Consórcio Interfederativo de Desenvolvimento de Rondônia). O evento, realizado no dia 11 de fevereiro no auditório da Sicoob Credip, reuniu prefeitos e representantes de 26 municípios de Rondônia. O consórcio deve viabilizar políticas públicas para o desenvolvimento dos municípios.

De acordo com o prefeito de Pimenta Bueno, Arismar Araújo, um dos líderes do projeto, o CindeRondônia terá força legal de atuação em 23 áreas, entre elas compras públicas, segurança pública, educação, habitação, planejamento urbano, agricultura e infraestrutura rural e urbana. Entre as vantagens do consórcio estão a solução de problemas que não se viabilizariam pela atuação isolada; economia de recursos e a modernização dos processos, ampliando as alternativas para prestação de serviços públicos.

“Essa iniciativa, que integra municípios e o Estado, já está engajada por dezenas de municípios e permitirá a implantação e operacionalização de serviços públicos em escala, maior efetividade dos programas governamentais e soluções modernas e inovadoras para as gestões”, acredita o prefeito Arismar.

O presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita, parabenizou a iniciativa dos gestores municipais. Para ele, o consórcio segue a mesma linha do cooperativismo de crédito, que através da união ganha sinergia para enfrentar problemas que são comuns.

“Para nós é um prazer receber esses gestores aqui na nossa Cooperativa em Pimenta Bueno, a casa onde surgiu o cooperativismo de crédito em Rondônia. A formação desse consórcio demonstra o papel e a força que o associativismo tem. Assim como no cooperativismo de crédito, esses prefeitos estão fazendo esse consórcio para também de forma conjunta enfrentar desafios que são comuns a eles”, disse Oberdan.

A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil com mais de 85 mil cooperados e 44 pontos de atendimentos físicos e um digital distribuídos nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.