null MaxiCrédito realiza o 1º Encontro de Delegados 2022 

21/02/2022 15:10

No mês de fevereiro, associados delegados se reuniram com a presidência e diretoria da Cooperativa para conhecer a história do Sicoob MaxiCrédito, seus números, bem como os desafios da nova função  

 

Mediador: indivíduo que atua como intermediário; pessoa que encontra soluções. Essa é uma boa definição para os delegados do Sicoob MaxiCrédito, associados da Cooperativa eleitos para representarem os cooperados de suas agências. Em fevereiro, a MaxiCrédito promoveu o 1º Encontro de Delegados 2022, momento em que eles se reuniram com a presidência e diretoria para entender sobre papel  deles como lideranças na comunidade. 

Cada agência recebeu seus representantes para o encontro, realizado de forma online e divido em regionais: Oeste, Litoral e Vale, e Rio Grande do Sul. Durante 4h eles participaram de um momento de formação e conheceram mais sobre a MaxiCrédito, os resultados da Cooperativa, regiões de atuação, diretoria e os desafios de ser um delegado. 

O presidente do Sicoob MaxiCrédito, Ivair Luiz Filippi Chiella, conversou com os associados. Para ele, o evento é um momento democrático e necessário. “Faz parte do papel da Cooperativa ouvir a comunidade e prestar contas a ela, então nada melhor do que contar com os delegados, eleitos pelos próprios cooperados, para exercer esse papel. O delegado é um líder e seu papel é representar os demais”, comenta. 

O Superintendente Administrativo, Fernando Rebellato, explica que esse foi o primeiro encontro de formação dos eleitos, que faz parte do projeto Integrar. “O delegado precisa entender sobre a Cooperativa, pois é ele quem vai tomar decisões que impactam não somente o Sicoob MaxiCrédito, mas toda a comunidade”.  

 

Família de delegados 

Entre os presentes no evento estava a médica veterinária Ana Paula Siemer, cooperativista desde criancinha e uma das mais jovens eleitas: aos 24 anos. “Venho de uma família do interior, onde a essência do cooperativismo é muito forte. Meu pai é associado do Sicoob MaxiCrédito há 30 anos”, explica. 

Valdir Siemer, pai de Ana, já era delegado e se candidatou à reeleição. Diferente da última, ele contou com a companhia da filha Ana. “Acompanhei a trajetória dele e vi a importância da função. Então quis fazer parte disso e representar, de forma responsável, todos os associados. Me candidatei no momento da reunião, só minha irmã sabia da minha vontade e me encorajou. Eu tinha receio por ser nova, mas hoje vejo a importância de participar de algo assim na nossa idade”, reforça. 

“Eu espero, como delegada, representar da forma mais correta todos os associados e ter responsabilidade por todas as decisões tomadas. O Sicoob sempre esteve presente na minha vida e fico muito feliz por ter essa oportunidade de fazer parte da história”. Além de médica veterinária, ela também tem um negócio com a irmã, a Sisters Saboaria, empresa que contou com a ajuda da MaxiCrédito. 

 

Outro estreante na função 

Quem também esteve no encontro foi  Fabiel Cristovão Port, delegado de Igrejinha (RS). O empresário é um dos associados fundadores do Sicoob Ecocredi, incorporado pela MaxiCrédito em 2020. Essa é a primeira vez dele como delegado e aprovou o momento, importante para “conhecer melhor a estrutura, o trabalho e as pessoas que dirigem a Cooperativa”. 

Fabiel entende que o papel do delegado é fundamental, pois ajuda a divulgar as ações da Cooperativa para a comunidade e também leva à direção os anseios e necessidades, para melhor atendê-los. 

 

O MUDAR é agora 

Durante o Encontro dos Delegados 2022, as agências entregaram a seus associados mudas de árvores, como parte do projeto MUDAR, lançado em novembro de 2021. O objetivo é plantar 40 mil mudas até o aniversário de 40 anos da Cooperativa.  

Fabiel já plantou sua muda, e contou com uma ajudante especial: Nina, sua filha de 3 anos, que também é associada da MaxiCrédito. “Achei esse projeto muito legal, pois instiga crianças e adultos a cultivarem e plantarem para colher os frutos depois”. 

A planta recebida por Ana também já está no solo, e ela espera que daqui alguns anos ela dê muitos frutos. “Ansiosa para comer as goiabas que irão nascer na minha árvore”, disse entre risos. 

 

                                            Fabiel e Nina: muda recebida durante o encontro
                                                    de delegados já está sendo cuidada