null Sicoob Credip recebe Selo do Instituto Sicoob

18/02/2022 17:49

Cooperativa foi reconhecida pelo desenvolvimento da 2ª edição da ação “Cooperar em Dobro” que em 2021 arrecadou e distribuiu mais de 100 toneladas de alimentos a famílias carentes de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.

Com o desenvolvimento de diversos projetos junto à comunidade, a Sicoob Credip recebeu mais um Selo do Instituto Sicoob. Dessa vez, a Cooperativa foi reconhecida pelo desenvolvimento da 2ª edição da ação “Cooperar em Dobro” que em 2021 arrecadou e distribuiu mais de 100 toneladas de alimentos a famílias carentes de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.

O Selo do Instituto mapeia, reconhece e valoriza ações realizadas por cooperativas, centrais e singulares, que promovem desenvolvimento sustentável das comunidades. Para receber o reconhecimento, o projeto foi submetido à uma avaliação da equipe técnica do Instituto Sicoob, consultores especializados em Impacto Social e Gestão de Projetos.

“Para nós, receber esse selo é o resultado do impacto positivo que nossas ações têm tido nas comunidades. Ficamos felizes em sermos reconhecidos como uma Cooperativa que fez e faz a diferença nas comunidades em que atua. A intenção é que possamos a partir deste ano ter mais iniciativas com esse reconhecimento, e quem ganha com isso são as nossas comunidades”, acredita o analista em Desenvolvimento Cooperativo, Samuel Trevenzoli da Silva.

A ideia da ação “Cooperar em Dobro” surgiu em 2020 como forma de minimizar os impactos causados pela pandemia do novo coronavírus. A iniciativa, realizada em parceria com a comunidade, arrecadou alimentos não perecíveis para serem doados a famílias carentes. A cada quilo de alimento arrecadado a Cooperativa doou outro.

“Esse projeto beneficiou cerca de 60 mil pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade econômico-social e insegurança alimentar nas comunidades onde a Sicoob Credip está presente. Além disso, a campanha “Cooperar em Dobro” também contribuiu com o fomento do comércio local já que as doações de alimentos da Cooperativa foram compradas nos estabelecimentos e produtores das comunidades participantes da ação”, destacou Samuel.

Em 2020, o projeto Integração de Cooperados também foi reconhecido pelo Instituto Sicoob. O programa, desenvolvido pela Cooperativa desde 2014, tem como objetivo recepcionar os novos cooperados, apresentando o funcionamento da Cooperativa, do Sistema Sicoob e a responsabilidade social desenvolvida pela Sicoob Credip (leia a matéria clicando aqui).

A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil e está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso por meio de 44 pontos de atendimentos físicos e 1 digital. Os interessados podem abrir uma conta na Cooperativa indo até uma das agências ou pelo celular, usando o App Sicoob.