null Vencedores do Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo serão conhecidos esta semana  

14/02/2022 14:36

Os vencedores receberão prêmios no valor total de R$ 73,2 mil, além de um troféu desenvolvido em parceria com o CocreationLab

Os vencedores do 1° Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo serão conhecidos quarta-feira (16). A cerimônia será realizada no Auditório Deputada Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no Centro de Florianópolis. A partir das 19 horas serão anunciados os ganhadores das sete categorias em disputa e também o Prêmio Especial do Júri, concedido a pessoas ou instituições que se destacaram na defesa do jornalismo e da liberdade de expressão.

Iniciativa da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), a primeira edição do prêmio contou com 357 reportagens inscritas e participação de 167 jornalistas e 40 estudantes de jornalismo de todas as regiões do Estado. Os vencedores receberão prêmios no valor total de R$ 73,2 mil, além de um troféu desenvolvido em parceria com o CocreationLab e produzido nos laboratórios da Unisatc, em Criciúma.

Veja os trabalhos finalistas nas sete categorias em disputa: Áudio, Cooperativismo, Fotojornalismo, Jornalismo Universitário, Jornalismo Visual, Texto e Vídeo. Eles estão organizados em ordem alfabética do(a) autor(a) da inscrição e separados por categoria.

Áudio

Ânderson Silva, Eveline Poncio, Gilberto Denezio Pereira, Rodolfo Coelho Vicianna Cruz, Jorge de Oliveira Júnior, “A cifra fantasma”, Rádio CBN.

Juciele Marta Baldissarelli, “O apagão da mão de obra da indústria catarinense”, Rádio Caçanjurê.

Marcos Meller, “Recuperados: a história por trás dos números da Covid”, Peperi FM.

Cooperativismo

Adriana Oliveira da Silva, “Intercooperação: princípio cooperativista ganha força na pandemia e amplia volume de bons negócios”, Revista Unicred União.

Felipe Sales Cruz, Evandro Zucatti, Felipe Jung, Luiza Lobo, Juliano Zanotelli, Marcos Schimitt, Maria Carolina Assis, “Cooperativismo em SC: movimento tem interesse pelo coletivo”, NSC TV.

Marcos Meller, “Estado de cooperação”, Peperi FM.

Fotojornalismo

Anderson Coelho, “O Senhor dos Nós”, UOL.

Caio Cezar Cardoso Nascimento, “O Lixo do Luxo”, UOL.

Ricardo Wolffenbüttel, “Caminhos da Esperança – A Rota da Vacina em SC”, Site especial do Governo do Estado de SC.

Jornalismo universitário

Aline Lima Ramalho, Lais dos Santos Godinho, “Sem endereço: história de mulheres que vivem nas ruas”, UFSC.

Juliana Possas de Souza, “Depois do Abrigo”, Estácio de Sá.

Mariana Corrêa Passuello, “Camadas Invisíveis: o tráfico de pessoas no cultivo de cebola em Santa Catarina”, UFSC.

Jornalismo visual

Ben Ami Scopinho, Angela Bastos, Everton Siemann, Tayná Gonçalves, “Assalto ao trem pagador”, NSC Total.

Marina Martini Lopes, Ben Ami Scopinho, “Nos trilhos do blues”, NSC Total.

Vanessa da Rocha, Pablo Mayer, Elaine Cristina, Felipe Alves, Rosana Rita, Altair Magagnin, “O futuro em 15 capas”, ND.

Texto

Ângela Bastos, “De volta pra casa”, Diário Catarinense.

Augusto Ittner, Talita Catie de Medeiros, Patrick Rodrigues, João Scheller, Tayná Gonçalves, Ben Ami Scopinho, “Um gigante que nasce de gotas”, Jornal de Santa Catarina.

Lucio Lambranho, “Inferno no meio-oeste”, Agência Pública.

Vídeo

Juan Carlo Todescatt, Patrícia Mello, Marne Menezes, “Educação na pandemia: os contrastes de quem precisa voltar às aulas”, SCC SBT.

Juan Carlo Todescatt, Patrícia Mello, Nereu Filho, “A pandemia e a fome em Santa Catarina”, SCC SBT.

Moisés Stuker, Suellen Venturini, “Dia Nacional da Adoção: ato de amor que muda trajetória de crianças e adolescentes”, NDTV.

Homenagem
Jornalista, professor e pesquisador, autor de livros que são referência na área de comunicação, Nilson Lage será homenageado (in memorian) durante a cerimônia de entrega do Prêmio ACI Ocesc de Jornalismo.

A escolha do nome do professor, falecido em 2021, foi feita por unanimidade pela Diretoria da Associação Catarinense de Imprensa. A esposa do professor, Nildes Macedo Lage foi convidada e deve receber uma placa em nome da família.

Carioca, Nilson faleceu aos 84 anos e deixou um grande legado para o jornalismo brasileiro. Atuou em veículos como Jornal do Brasil, Última Hora, O Globo e revista Manchete, entre outros. A experiência em sala de aula foi longa. Bacharel em letras, mestre em comunicação e doutor em linguística, foi professor de jornalismo na Universidade Federal Fluminense, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Federal de Santa Catarina. No curso de Jornalismo da UFSC, trabalhou por 14 anos e ajudou a formar centenas de jornalistas.

Dedicou-se também de forma intensa à pesquisa. Entre os livros publicados – vários deles indicados como bibliografia em cursos de jornalismo – estão A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística; A linguagem jornalística, teoria e técnica do texto jornalístico; Ideologia e técnica da notícia; O controle da opinião pública: um ensaio sobre a verdade conveniente; e A estrutura da notícia.

Fonte: Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – com acréscimo do jornal Notícias do Dia.