null Doe seu amor em mechas! Seu cabelo irá se transformar em um sonho!

11/02/2022 10:28

O Instituto Credicom vai receber durante o ano de 2022 mechas de cabelo. Os funcionários e cooperados que quiserem doar, podem entregar nas agências da Credicom ou na sede em Belo Horizonte. Os cabelos serão doados para a Volmape, voluntárias do Instituto Mario Penna. A Volmape é formada por um conjunto de voluntárias que recebem as doações das mechas e produzem as perucas para pacientes oncológicas de vários hospitais.

Neste momento existem muitas pessoas esperando uma doação de mechas de cabelo para receberem perucas que vão promover o resgate da autoestima e autoconfiança, além da reinserção em contextos sociais. Segundo informação fornecida pela Volmape são necessárias três doações de cabelos para fazer uma peruca, por isso é tão importante alcançar o maior número de doações possíveis.

No dia 4 de fevereiro, fizemos a primeira doação do ano. Entregamos 5 mechas que foram doadas com muito amor pelas funcionárias Ana Cristina Costa Gallegos, Iris Regina e Jéssica Lancy Assunção.

Importante:

  • Todo mundo pode doar, inclusive criança;
  • Os cabelos podem ser crespos, lisos, tingido, ter química, de qualquer tipo;
  • Avise o cabelereiro que deseja doar os fios, pois é necessário cortar o cabelo já com elástico e o cabelo precisa estar limpo e seco;
  • Amarre o cabelo com um elástico bem preso para garantir que os fios não se soltem e corte um dedo acima do elástico. É importante que o cabelo esteja completamente seco, já que pode mofar se estiver molhado ou úmido;
  • Para perucas são necessários 21 cm de comprimento ou mais;
  • As doações devem ser de, no mínimo, 10 cm. Esses fios são usados para fazer franjas, apliques e sobrancelhas;
  • Coloque a mecha em um plástico transparente fechado.

Conheça a Volmape – Voluntárias do Mario Penna

O Instituto Mário Penna é uma instituição filantrópica de saúde especializada em tratamentos contra o câncer. Sua estrutura é composta pelos hospitais Mario Penna e Luxemburgo, Casa de Apoio Beatriz Ferraz e o Núcleo de Ensino e Pesquisa.

O Instituto Mário Penna atende pacientes de mais de 760 municípios de MG e é responsável por 70% de novos casos de câncer de Belo Horizonte e Região Metropolitana, além de mais de 20% do total de novos casos da doença em todo o estado de Minas Gerais.

As Voluntárias do Mário Penna iniciaram em 1974 através de um grupo de mulheres liderado por Tereza Simões, cujo intuito era dar amparo social aos pacientes carentes do Instituto Mario Penna. Hoje, as Voluntárias do Mário Penna contam com cerca de 160 voluntários distribuídos nas três unidades do Instituto.

A Volmape possui um camarim de perucas e oferece também medicamentos necessários aos pós-tratamentos radioterápicos. Além disso, servem lanches e fazem visitas aos leitos oferecendo aos pacientes itens de higiene pessoal, cobertores, acolhimento e atenção. As Voluntárias possui um bazar fixo, localizado no Hospital Luxemburgo, e apadrinham o Coral dos Pacientes Laringectomizados do Instituto Mário Penna, providenciando as próteses e insumos necessários ao grupo.

Lembre-se que cabelo cresce! Deixe o apego para lá e ajude a quem tanto precisa. Doe!

Fazer o bem faz bem!