null Cooperados da Sicoob Credip participam de cursos preparatórios para Conselho Fiscal

08/02/2022 17:45

Realizadas durante o mês de janeiro, as formações são itens obrigatórios para os cooperados que desejam se candidatar às eleições para Conselho Fiscal da Cooperativa. As inscrições para concorrer ao cargo de conselheiro fiscal deverão ser feitas de 4 a 10 de março.

Pensando em preparar novos cooperados para o cargo de conselheiro fiscal, a Sicoob Credip ofereceu no mês de janeiro os cursos de cooperativismo e preparatório fiscal gratuitamente aos associados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. As formações realizadas de forma on-line são itens obrigatórios para os cooperados que desejam se candidatar às eleições para Conselho Fiscal da Cooperativa este ano.

O cooperado de Alta Floresta D’Oeste (RO), Alyson Procopiuk, foi um dos participantes dos cursos. Para ele, as capacitações trouxeram muitas informações importantes sobre o funcionamento da Cooperativa.

“O curso pôde me mostrar como a Cooperativa atende seus cooperado. Eu não tinha muita noção do que era o cooperativismo, de como a Sicoob Credip trabalhava e de que forma ela era formada. Gostei muito de participar dessas capacitações que esclareceram todas essas dúvidas e me despertaram o interesse em fazer parte da gestão como conselheiro fiscal”, disse Alyson.

Com carga horária de 16 horas, o curso preparatório para Conselho Fiscal foi ministrado pela mestre em economia Cláudia Mendonça Lemos. Durante as aulas os participantes puderam compreender melhor o conceito de Governança Corporativa e a atuação do Conselho Fiscal, as responsabilidades dos conselhos de Administração e Fiscal e outras temáticas como Gerenciamento de Risco e Contabilidade.

Já na formação em cooperativismo, o analista em Desenvolvimento Cooperativo, Samuel Trevenzoli da Silva, trabalhou com os associados o contexto histórico e valores, princípios do cooperativismo, forma de gestão, papel dos Conselhos de Administração e Fiscal, o funcionamento do Sistema Sicoob e a Sicoob Credip.

“O cooperado como um dos donos da Cooperativa, tem papel fundamental na tomada de decisão da mesma, isso demonstra a sua importância não somente em participar economicamente do empreendimento, mas também democraticamente, exercendo seu poder de voto nas assembleias. Ao apresentarmos o funcionamento da gestão cooperativista, o cooperado passa a compreender melhor sua cooperativa, participa mais do negócio e, consequentemente melhora o processo de transparência da Cooperativa”, destacou Samuel.

As inscrições para concorrer ao cargo de conselheiro fiscal devem ser feitas nas agências da Sicoob Credip, de forma presencial, no período de 4 a 10 de março de 2022. Podem participar do processo eleitoral cooperados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso que atendam os requisitos exigidos no regulamento eleitoral.

O edital de eleição para o Conselho Fiscal (Confis) da Sicoob Credip está disponível para consulta no site www.credip.com.br e em todos os 44 pontos de atendimento da Cooperativa. A votação dos novos membros do Confis ocorrerá no dia 23 de abril durante a Assembleia Geral.