null Planejamento Estratégico Sicoob Cecremef 2021 - 2023

03/02/2022 12:30

O planejamento estratégico diz muito do que somos. Uma empresa ou organização pode ser descrita pelo que desenvolve em torno deste método, suas propostas e suas entregas. Essa importante ferramenta nos orienta, através dos Direcionados Estratégicos, aos quais chamamos de fatores críticos de sucesso, sendo eles: Cidadania e Sustentabilidade; Cooperados, Mercado e Finanças; Cooperação Intrassistêmica; Excelência, Eficiência Operacional e Proteção ao Negócio; Pessoas, Inovação e Performance; Transformação Digital.

Para que um Planejamento tenha sucesso, as metas precisam ser factíveis, mas ao mesmo tempo ousadas. O controle e monitoramento das ações são fundamentais, pois é através deles que o Conselho de Administração poderá acompanhar como a Diretoria Executiva está desenvolvendo as ações e o atingimento das metas estabelecidas.

Segundo o diretor-presidente, Mauro Alves, o planejamento estratégico foi estruturado tomando-se por base nossas forças, fraquezas, pontos que precisam melhorar e as oportunidades. “Fizemos uma análise SWOT, que já é conhecida dos meios acadêmicos e empresariais. Porém, no cooperativismo temos um diferencial que já começa pela definição do propósito das cooperativas do Sicoob: 'Conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade'”, completou Alves.

Somado aos Princípios do Cooperativismo nosso Planejamento Estratégico se torna mais do uma simples ferramenta de gestão; “ele é uma força transformadora, que impulsionada pelo nosso jeito de fazer e traz importantes resultados para nossa Cecremef”, reforça Mauro.

Para Victor Pires, especialista em Inteligência Competitiva, do Sicoob Cecremef e um dos responsáveis pela elaboração do nosso planejamento estratégico, o documento é uma ferramenta essencial para a cooperativa. “É nele que determinamos e direcionamos os esforços que a cooperativa fará nos anos seguintes para se manter sustentável e atingir os objetivos traçados, sempre caminhando de mãos dadas com nosso propósito e valores, e atentos a visão da nossa organização”, finaliza Victor.

Você pode encontrar nosso mapa estratégico, números e outras informações, clicando aqui

 

Foto de capa: photo by fauxels from Pexels.