null Sicoob Credip libera primeira operação de crédito com aval da SGC Rondon Garante

31/01/2022 15:00

A Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) atua como fundo garantidor para que instituições financeiras aprovem operações de crédito em condições mais adequadas e vantajosas às micro e pequenas empresas.

A Sicoob Credip, uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, foi a primeira instituição financeira a aprovar uma operação de crédito com o aval da Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) Rondon Garante. O recurso para capital de giro beneficiou a empresa cooperada, Olimotos, de Chupinguaia (RO). A SGC foi constituída no ano passado e atua como fundo garantidor para que instituições financeiras aprovem operações de crédito em condições mais adequadas e vantajosas às micro e pequenas empresas.

O gerente do setor de crédito, Jose Carlos Melo de Sousa, destaca que essa modalidade de empréstimo foi aderida pela Cooperativa no final do ano passado e deve atender as demandas das micro e pequenas empresas que não dispõe de garantias para acessar um crédito mais estruturado.

“Geralmente o microempreendedor individual, às micro e pequenas empresas têm dificuldade em acessar recursos para o desenvolvimento de suas atividades por não terem garantias. As operações de crédito realizadas via fundo SGC Rondon Garante permitirão que os pequenos negócios obtenham empréstimos com juros e prazos mais atrativos”, acredita José Carlos.

O proprietário da Olimotos, Oliveiro Alves da Silva, conta que há 15 anos a empresa atua no ramo de oficina de motos no município de Chupinguaia. Necessitando de apoio para manter o capital de giro do negócio, ele procurou a Cooperativa em busca de crédito com melhores condições de prazos e taxas de juros.

“Ficamos muito felizes com a liberação do recurso, veio em um momento que precisávamos bastante. Esse crédito nos ajudará a dar uma injeção de ânimo na nossa empresa que emprega três pessoas”, disse Oliveiro.

O gerente da agência, José Odair Borges, diz que o acesso ao crédito pelo fundo da SGC Rondon Garante possibilitou à empresa cooperada ter um prazo maior com uma taxa de juros menor. 

“Essa é uma linha de crédito nova da Sicoob Credip, a Olimotos foi a primeira a utilizá-la. Estamos em um mercado que tem cobrado taxas muito altas das empresas e o papel da Cooperativa é minimizar esses impactos. Já oferecemos diferentes linhas de crédito, mas é sempre bom termos mais opções para atendermos os associados da melhor forma possível”, acredita José Odair.

O analista de crédito, Fernando Cazarini Loca, explica que inicialmente a Sicoob Credip aderiu ao Fundo para operações de capital de giro que podem ser pleiteadas por microempreendedores (MEI), microempresas e empresas de pequeno e médio porte.

“Para que o crédito seja aprovado, a proposta precisa antes passar por uma análise do próprio Fundo SGC Rondon Garante. São eles quem analisam e emitem a carta de garantia, e é só depois dessa etapa que a proposta segue para cadastramento e análise da Cooperativa. Nas agências disponibilizamos a lista completa dos documentos necessários”, esclareceu Fernando.

Os cooperados interessados nessa modalidade de crédito podem procurar qualquer um dos 44 pontos de atendimento da Sicoob Credip presentes em Rondônia, Amazonas e Mato Grosso para esclarecerem dúvidas ou obterem mais informações. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, com exceção da agência do Shopping Cacoal, que atende das 10h às 18h.

Funcionamento da SGC

A Sociedade Garantidora de Crédito não faz empréstimos ou financiamentos, mas fornece aos seus associados garantias (aval ou fiança) nas operações de crédito realizadas nas instituições financeiras, sejam bancos ou cooperativas de crédito.

Para ter acesso ao fundo, a empresa precisa primeiramente se associar a SGC, depois o empreendedor apresenta a demanda de crédito e as linhas que deseja pleitear junto às instituições financeiras. O projeto é analisado tanto pela instituição financeira como pela Sociedade Garantidora e caso o pedido seja aprovado, a operação de crédito é formalizada.