null ACI lança plataforma on-line com projetos de cooperativas

17/01/2022 15:07

A nova plataforma de dados é um passo à frente no monitoramento do desenvolvimento cooperativo internacional

As cooperativas têm um papel fundamental para a economia sustentável e inclusiva no mundo. Para demonstrar o impacto das Organizações de Desenvolvimento Cooperativo (CDOs) no desenvolvimento cooperativo internacional, o Conselho de Desenvolvimento Cooperativo Ultramarino dos EUA (OCDC) e a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) unem forças para criar uma plataforma de dados global on-line exibindo projetos de desenvolvimento internacional executados por CDOs. Este projeto de mapeamento demonstrará o amplo alcance e escopo que os CDOs têm – invocando uma maior colaboração com parceiros de desenvolvimento.

E o que são CDOs? São cooperativas e organizações de apoio às cooperativas, que fornecem fundos e/ou implementam projetos de desenvolvimento fora de seus países de origem. Esses projetos são frequentemente direcionados para países de baixa ou média renda. Os dados exibidos neste mapa global aumentarão o acesso a informações de cerca de 35 CDOs para o desenvolvimento cooperativo internacional, incluindo membros da Plataforma de Desenvolvimento da ACI (ICADP), aumentando seu perfil perante doadores, instituições internacionais, tomadores de decisão, parceiros e interessados.

Ao anunciar esta parceria com a ACI, Paul Hazen, diretor Executivo da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDC) disse que “os dados coletados documentam o impacto das cooperativas no desenvolvimento sustentável e o papel que elas desempenham na melhoria da segurança alimentar, igualdade de gênero, soluções para mudanças climáticas e criação de empregos. A parceria entre OCDC e ACI mostrará a escala em que as cooperativas estão abordando essas questões importantes, fornecendo liderança em todo o mundo”.

Bruno Roelants, diretor Geral da ACI disse que “esta nova plataforma de dados on-line apoiará nossa estratégia de planejamento de políticas baseadas em evidências para o desenvolvimento sustentável. Servirá como um grande recurso de informação, mas também como referência sobre o impacto dos CDOs na implementação de programas de desenvolvimento em todo o mundo. É um passo à frente no monitoramento do desenvolvimento cooperativo internacional. Essa parceria com nosso membro de longa data, OCDC, amplia nossos esforços contínuos na promoção das vantagens comparativas das cooperativas no enfrentamento dos desafios globais e locais”.

Espera-se que o projeto seja concluído em 2022 e estará disponível nos sites da ACI e do OCDC, aprimorando a colaboração entre CDOs e doadores para um desenvolvimento cooperativo internacional mais impactante.

Leia o comunicado de imprensa completo aqui (em inglês): https://www.ica.coop/sites/default/files/2022-01/Press%20Release_Mapping%20Project_FINAL%5B57%5D.pdf  

Fonte: Cooperativismo em Revista – EasyCoop.