null OCB apresenta documentário no 33º Congresso Cooperativo Mundial

10/01/2022 13:12

O documentário, que está disponível em inglês e português, traz experiências sobre educação cooperativa

A Organização das Cooperativas Brasileiras apresentou um documentário internacional sobre educação cooperativa durante o 33º Congresso Mundial do Cooperativismo, realizado de forma híbrida pela Aliança Cooperativa Internacional, entre 1º e 3 de dezembro. A peça produzida pela OCB contou com a colaboração de cooperativas e instituições de ensino em 11 países. 

O documentário, que está disponível em inglês e português, traz experiências sobre o 5º princípio cooperativista e contou com a participação de lideranças cooperativistas e acadêmicas da Argentina, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Costa Rica, Espanha, Malásia, Quênia, Reino Unido, Rússia e Ucrânia. 

Da Argentina, são apresentadas as cooperativas formadas por estudantes em Sunchales, Capital Nacional do Cooperativismo Argentino. O documentário também traz a experiência malaia na promoção de cooperativas junto a alunos dos ensinos básico e fundamental no país asiático. 

Já do Quênia, é apresentada a experiência da formação de dirigentes cooperativistas. As organizações russa e ucraniana de formação de mão de obra para cooperativas de consumo e serviços apresentam suas amplas capilaridades e o reconhecimento por parte das populações de seus países. 

Dirigentes do Reino Unido, origem do movimento cooperativista moderno e que abriga a instituição de ensino cooperativista mais antiga do mundo, relatam as diversas magnitudes da educação em cooperativismo e do papel das cooperativas na oferta de educação básica e profissional. O documentário também aborda o papel das universidades cooperativas da Costa Rica no fomento à pesquisa e extensão. 

Do Canadá, são apresentadas as experiências de capacitações para executivos de cooperativas focadas em melhorar o desempenho no mercado dos empreendimentos cooperativistas. A experiência canadense no compartilhamento de conhecimento em educação cooperativa também é explorada pelo documentário. 
Mondragón, um dos maiores complexos cooperativos do mundo, também apresenta um relato de seu sistema de educação cooperativa na Espanha e em parceria com outros países. Da Coreia do Sul são também apresentados os programas de formação internacional em cooperativismo. 

Segundo Onofre Filho, presidente da OCB/Mato Grosso, representante do Brasil junto ao Conselho da Aliança Cooperativa Internacional e idealizador do documentário, esta foi uma grande entrega do cooperativismo à ACI. "Tivemos a oportunidade de estudar e coletar informações importantes sobre a educação cooperativista em todo o mundo. Esta foi uma grande oportunidade de intercooperação liderada pelo Brasil e que facilitará grandes ações de cooperação no setor educacional no âmbito das estruturas da ACI", afirmou. 

O documentário está disponível em português. Clique em: https://www.youtube.com/watch?v=4MLoySE_foY 

Fonte: OCB – Assessoria de Imprensa.