null Sicoob Credisulca faz retrospectiva do ano de 2021

03/01/2022 15:13

Cooperativa, com sede em Turvo, possui 43 mil cooperados e agências em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul

Em meio aos desafios, o Sicoob Credisulca continuou crescendo em 2021 e apoiando os seus 43 mil cooperados. Fundado em 1989, nesses 32 anos tem pautado a sua história pelo compromisso com as comunidades e contribuído para superar crises e alavancar o desenvolvimento dos municípios onde atua, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Ao longo de 2021, diversas empresas e empreendimentos superaram as adversidades com o auxílio da cooperativa, por meio de produtos, serviços e recursos que possibilitaram manter seus negócios ativos e equipes de funcionários. No período de janeiro a novembro de 2021, mais de 4 mil operações de crédito foram realizadas, com empréstimos, financiamentos e crédito rural. Ao todo, foram liberados mais de R$ 317 milhões em recursos, além de operações com auxílio do BNDES e BRDE.

Como forma de expandir o cooperativismo e levar a inclusão financeira para novas regiões, o Sicoob Credisulca abriu duas novas agências: em Imbituba (SC) e Capão da Canoa (RS). Os projetos criados pela cooperativa também tiveram um destaque especial, proporcionando o desenvolvimento e surgimento do AMABio (Amigos da Mata, do Agro e da Biodiversidade), que tem por objetivo a recuperação de nascentes e matas ciliares, com participação de alunos, professores, proprietários, associados e dos próprios funcionários da cooperativa.

Nas instituições de ensino onde o projeto atua, serão aplicadas três atividades centrais: palestras interativas, atividades nas estufas e no campo. Atualmente, o projeto mantém sete estufas entre os municípios de Timbé do Sul, Turvo e Morro Grande, e para 2022, está prevista a construção de uma em cada município atendido pela cooperativa.

A Turminha do Sulca, com mais de 11 anos, continuou a levar educação financeira até a casa de crianças, adolescentes e jovens. O programa alcançou mais de 900 escolas e 245 mil alunos, através de videoaulas e lives (transmissões ao vivo) no YouTube. O programa segue ativo nas redes sociais através do Instagram, Facebok, TikTok e do podcast Finanças com o Sulca. A novidade ficou por conta do novo site da Turminha, www.aturminhadosulca.com.br, no qual agora é possível realizar agendamentos e conferir todo o histórico do programa ao longo dos anos.

Tudo isso mostra a força do cooperativismo em meio à comunidade, como reforça o presidente Romanim Dagostin. “Este foi mais um ano de mudanças, para todos nós. Mas ainda assim, não deixamos de estar ao lado do pequeno, médio e grande produtor. Essa é a beleza do que fazemos, essa relação de apoio, de estar ao lado, de ser a âncora no momento de necessidade. Algo que me orgulho muito são os nossos projetos e programas, levando informação, inclusão e trazendo debates pertinentes ao atual momento”, afirmou, acrescentando que “em 2022 o Sicoob Credisulca continuará expandindo suas fronteiras e se mantendo ao lado daqueles que são a sua razão de existir, os cooperados”.

Fonte: Sicoob Credisulca – Assessoria de Imprensa.