null Sicoob MaxiCrédito arrecada 3,7 mil brinquedos e mais de uma tonelada de alimentos

03/01/2022 11:30

Gramado uniu esforços com os funcionários de Nova Petrópolis e Canela, onde o Sicoob MaxiCrédito vai abrir agências

Proporcionar um Natal mais alegre para centenas de crianças e famílias, recheado de solidariedade e amor ao próximo. Esse foi o objetivo da Campanha de Natal Abraça Sicoob, que encerrou no dia 13 de dezembro. Engajada na campanha, as equipes do Sicoob MaxiCrédito arrecadaram doações durante mais de um mês, destinadas para entidades que atendem famílias nas cidades onde a cooperativa atua, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Foram 98 pontos de coleta, entre agências, centro administrativo e supermercados parceiros, que resultou na arrecadação de 3.786 brinquedos, mais de uma tonelada de alimentos, além de caixas de chocolates e outros doces. 

A gerente de Projetos Sociais do Sicoob MaxiCrédito, Taiana Haelsner, ressaltou o empenho das equipes nas ações.
“As estratégias de arrecadação partiram dos funcionários. Tivemos, por exemplo, o engajamento no Rio Grande do Sul de três agências que se uniram e foram a um supermercado em busca de doações dos clientes. Em outras, foi feita a sensibilização em escolas, com associados e funcionários”, afirmou.  

Taiana disse que a Campanha Abraça Sicoob foi coordenada pelo Sicoob Central SC/RS e o Instituto Sicoob. “Todos os anos, as cooperativas singulares realizam ações para que os associados possam contribuir para auxiliar as comunidades, que têm sido impactadas nos últimos dois anos pela pandemia de covid-19”, disse a gerente. 

Depois de tanto empenho nas arrecadações, as equipes começaram a destinar os itens para as famílias e entidades beneficiadas em 34 municípios. Entre elas estão ONGs, igrejas, Secretaria de Assistência Social, escolas, casas de acolhida e Lions. Ao todo, 4,2 mil pessoas foram atendidas com a ação.  

Alegria sem tamanho
Se os presentes fizeram a felicidade de muitas crianças e deram um Natal mais confortável para famílias, o sentimento de quem pôde proporcionar esse momento de alegria foi ainda mais intenso.  

Na capital do chocolate artesanal, a equipe de Gramado reuniu esforços com os funcionários que atuaram em Nova Petrópolis e Canela – que ainda não inauguraram as agências – buscando doações ao longo dos meses de novembro e dezembro, na própria agência, em uma rede de supermercados parceira e em uma escola da cidade. A entidade escolhida para receber os itens foi a Casa Lar de Canela, que abriga 23 crianças e jovens, de zero a 18 anos, inclusive oferecendo cursos profissionalizantes para os maiores. Por conta dos cuidados com a pandemia não foi possível ter contato com as crianças. 

“O mais emocionante foi quando uma das assistentes sociais falou que para quem doa, é um quilo de farinha, um pacote de molho ou de massa. Mas para as crianças aquela farinha é o pão e o bolo do café da manhã, o molho e a massa são a macarronada de domingo”, comentou a agente de atendimento, Aline Trein. 

Foram 81 brinquedos, mais de 580 quilos de alimentos e 92 caixas de leite arrecadados entregues no local. “Foi muito gratificante fazer parte da campanha. Não vimos as crianças, mas a felicidade no rosto das pessoas que trabalham lá foi maravilhoso, aqueceu o coração de todos”, completou. 

Diferença na vida das pessoas 
Em Guabiruba, foram 210 quilos de alimentos e 206 brinquedos arrecadados, informa a gerente da agência, Sonia Santana. Além de atender aos princípios cooperativistas, o gesto fez “uma grande diferença na vida das pessoas da nossa cidade, proporcionando um Natal mais feliz”, afirmou. 

Os itens foram doados para a Paróquia e para um grupo de moradores de uma comunidade carente da cidade, que fez uma ação de Natal com as crianças. Foram montadas cestas básicas e distribuídas para as famílias.  

“A sensação é de gratidão por poder levar um Natal melhor para muitas famílias e crianças, através do nosso trabalho e com o apoio dos nossos associados. A cooperação transforma a vida das pessoas e contribui para a criação de uma sociedade mais solidária”, disse Sonia.  

Fonte: Sicoob MaxiCrédito – Assessoria de Comunicação.