null Sicoob Creditaipu distribui R$ 3,2 milhões aos associados

03/01/2022 09:40

Os recursos são distribuídos entre os cerca de 41 mil associados da cooperativa, proporcional ao valor investido por cooperado

A distribuição dos resultados e a transparência na gestão são algumas das principais características do cooperativismo. Seguindo esta premissa, no dia 31 de dezembro, o Sicoob Creditaipu pagou a todos seus associados os juros ao Capital Social.

O Capital Social é parte do patrimônio de uma cooperativa financeira e é composto pelo somatório de todas as quotas-partes dos cooperados. Para o presidente Carlos Alberto Utzig “esse recurso é o que confere solidez e representa um dos diferenciais competitivos da cooperativa. Os resultados financeiros, que nos bancos vão direto para os acionistas, nas cooperativas financeiras são compartilhados com os associados”.

No total, são mais de R$ 3,2 milhões distribuídos entre os cerca de 41 mil associados do Sicoob Creditaipu, proporcionalmente ao valor investido de cada um. Essa quantia foi definida pelo saldo médio de capital social no ano de 2021, onde cada associado receberá crédito de 3,01% ao ano, que corresponde a 70% da taxa Selic média de 2021 e equivalente a 121,3% de correção ao índice da poupança.

Conforme deliberação do Conselho de Administração, 50% do valor total é creditado em conta corrente e 50% é integralizado ao capital social do associado. “Esses valores ressaltam a importância da participação dos cooperados no desenvolvimento do Sicoob Creditaipu que, por serem donos do negócio, contribuem e participam dos resultados”, acrescentou Utzig.

Para conferir o valor depositado, o cooperado deve acessar o extrato da sua conta capital no aplicativo Sicoob, Internet Banking ou conversar com o gerente da agência onde possui conta.

Fonte: Sicoob Creditaipu – Assessoria de Comunicação.