null Projeto do Dia C da Sicoob Credip promove feira livre em Nova União, MT

27/12/2021 17:35

Iniciativa contou com o apoio de produtores rurais e da Secretaria de Agricultura do município. A feira é realizada aos domingos, a partir das 6h, na quadra de esportes do distrito.

Os moradores de Nova União, distrito do município de Cotriguaçu (MT), agora podem contar com produtos fresquinhos e diversificados, produzidos pela agricultura familiar local, nas barracas da feira livre que começou a funcionar este mês. A iniciativa, promovida pelo projeto Dia de Cooperar da Sicoob Credip, contou com o apoio de produtores rurais e da Secretaria de Agricultura do município. A feira é realizada aos domingos, a partir das 6h, na quadra de esportes do distrito.

A feira conta com cerca de 20 expositores, sendo possível comprar uma grande variedade de produtos que vão desde verduras, legumes, frutas, artesanatos, até roupas e plantas. A feirante, Maria Helena Casali Fachini, vende pães, bolachas caseiras, café moído na hora e verduras. Ela diz que a feira tem sido um sucesso, os moradores têm comparecido para fazer as compras.

“Estamos felizes com essa iniciativa da Cooperativa, os feirantes estão todos empolgados e animados. A realização da feira foi muito boa, pois tinha muitas coisas que acabavam estragando porque não tinha onde comercializar. Agora, com a feira, não tem desperdício de nada e quem mora aqui pode comprar produtos de qualidade com preços mais em conta”, destacou Maria Helena.

A colaborada da Sicoob Credip, Isamara Andrade Machado Fonseca, é uma das voluntárias do projeto e diz que a ideia surgiu após conversas com cooperados produtores da agricultura familiar.

“Anualmente a Cooperativa desenvolve o projeto Dia C, que envolve atividades de responsabilidade social. Para este ano, pensamos em fazer algo que beneficiasse a população de forma geral. Em conversa com alguns cooperados, eles nos relataram que por conta da Pandemia não estavam conseguindo fazer a entrega de verduras, legumes e frutas nas escolas e com isso, os alimentos estavam sendo perdidos. E foi onde surgiu a ideia de montarmos uma feira aqui no distrito. Para isso, fizemos reuniões com as associações de produtores rurais, buscamos os produtores que foram afetados com a Pandemia e todos acharam uma ótima ideia”, contou Isamara.

Para entrar em funcionamento, o projeto contou com o apoio da Secretaria de Agricultura do município, que cedeu o local para a realização da feira. Para o técnico em agricultura do distrito, Sidmar Correa Tomaz, a feira tem contribuído com o fomento da economia na localidade.

“A feira trouxe mais variedades de produtos para a comunidade, os mercados do distrito não conseguiam atender a demanda. Além disso, tinha muitos produtores acabavam perdendo a produção por não terem onde comercializar os produtos. Agradecemos a Sicoob Credip por ter fomentado essa ideia junto conosco. Essa iniciativa é muito importante para que os produtores tenham mais opções de venda, principalmente os pequenos chacareiros”, disse Sidmar.

A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil e está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo são 41 pontos de atendimento físico e um digital atendendo mais de 80 mil cooperados.