null SICOOB Sarom inaugura agência no Centro de Alfenas

21/12/2021 15:33

A inauguração da agência SICOOB Sarom em Alfenas, realizada no dia 20 de dezembro, reuniu representantes da cooperativa, do Grupo Unifenas, autoridades municipais e cooperados. Com espaço amplo, moderno e confortável, a unidade foi estruturada a fim de garantir uma experiência de alta qualidade durante os atendimentos. Mais que soluções financeiras, o SICOOB Sarom apoia o desenvolvimento econômico e social em toda sua área de atuação, promovendo ações educacionais, sociais e empreendedoras.  


A cooperativa, que em outubro completou 30 anos de história, está presente em Alfenas desde o dia 1º de fevereiro, quando houve a incorporação da Credfenas, que oferecia atendimento aos funcionários e alunos da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas).


Com a inauguração da nova agência, localizada à Av. São José, nº 1436, no Centro, qualquer cidadão, seja Pessoa Física, Jurídica ou produtor rural, poderá associar-se à cooperativa e contar com todas as soluções financeiras oferecidas, além de contribuir para a viabilidade de ações no município. Emocionado, o presidente do Conselho de Administração do SICOOB Sarom, João Carlos Leite (Joãozinho), enalteceu o trabalho realizado pela Credfenas no município, ressaltando o importante papel do pioneiro professor Edson Antônio Velano no crescimento de Alfenas. “Quero agradecer ao Conselho da Credfenas, que muito nos apoiou durante o processo de incorporação, nos escolhendo democraticamente entre as outras cooperativas que também mostraram interesse. Isso reforça que o propósito que traçamos há 30 anos, quando criamos a Sarom, deu sementes e está brotando aqui, nesta cidade que tanto nos acolheu”, disse. 


Em homenagem à Credfenas, aos seus conselheiros e seus sócios-fundadores, foi afixada na nova agência SICOOB Sarom duas placas de reconhecimento ao trabalho realizado pela antiga cooperativa. O espaço recebeu o nome de “Professor e Cooperativista Dr. Edson Antônio Velano” em referência a essa importante personalidade do município. A diretora financeira da universidade, Rosilene Coutinho Modesto Junqueira, participou deste momento. “Essa transição da Credfenas foi de muita responsabilidade. Queríamos uma instituição que mantivesse vivo os sonhos do professor Edson e ficamos fascinados com a história da Sarom. Não foi uma decisão simples, houve toda uma parte técnica, mas o tempo todo estávamos na torcida pelo SICOOB Sarom. Nós escolhemos a melhor e continuamos na torcida pelo futuro e pela continuidade do trabalho que vinha sendo realizado”, afirmou. 


Gerente do SICOOB Sarom em Alfenas, Dênio Cópio aproveitou a oportunidade e reforçou que a equipe está preparada para auxiliar os cooperados a realizar sonhos, crescer e encontrar as soluções financeiras ideais. “Agradeço a confiança de todos, a presença da minha família aqui hoje e convido toda comunidade de Alfenas a vir conhecer de perto a nova agência”, declarou. 

CONHEÇA O SICOOB SAROM


Inspirar pessoas para transformar realidades é o grande propósito do SICOOB Sarom.  A Cooperativa nasceu graças ao esforço de 22 produtores rurais de São Roque de Minas, na Serra da Canastra. Na época a cidade não contava com nenhuma instituição financeira, fazendo com que as pessoas, em especial os jovens, desistissem de permanecer no município.  “Precisamos fazer algo para mudar essa situação. Quando conhecemos o cooperativismo, vimos naqueles valores e princípios a solução que procurávamos. Assim, com muita coragem e humildade, fomos atrás de conhecimento e fundamos a Sarom”, lembrou Joãozinho. 


Nessas três décadas de história, O SICOOB Sarom revolucionou São Roque de Minas, ganhou novas praças e se transformou em uma das cooperativas mais empreendedoras do Estado, atendendo as regiões Centro-Oeste, Alto Paranaíba, Sudoeste e Sul de Minas. Hoje a cooperativa está presente em 17 municípios, sendo eles São Roque de Minas, Cássia, Vargem Bonita, São João Batista do Glória, Delfinópolis, Pratinha, Medeiros, Poços de Caldas, Fortaleza de Minas, Passos, Senador José Bento, Bambuí, Jacutinga, Ibitiúra de Minas, Alfenas, Alterosa e Monte Sião.


O grande diferencial da cooperativa é a realização de diversos projetos que visam valorizar as potencialidades das cidades e regiões onde atua, contando sempre com apoio de órgãos e entidades federais, estaduais e municipais. A valorização do queijo canastra, da produção de banana em Delfinópolis e o incentivo ao setor moveleiro de Passos são alguns exemplos de atuação.
Outro projeto destaque desenvolvido pelo SICOOB Sarom é o Movimento Coopeducação, que trabalha a disseminação da Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira nas escolas públicas da sua área de atuação, beneficiando mais de 21 mil estudantes por ano. “Em Alfenas também atuaremos em prol desse crescimento e da solidariedade. Estamos abertos a parcerias para que, juntos, possamos disseminar os valores cooperativistas e apoiar o crescimento do município” finalizou o presidente da cooperativa.