null Associados do Sicoob MaxiCrédito elegem 400 representantes do quadro social 

21/12/2021 14:48

Os eleitos representarão os 217 mil associados por quatro anos 

Gestão Democrática! Esse é o segundo dos sete princípios do cooperativismo. Entre os meses de outubro e novembro o Sicoob MaxiCrédito elegeu seus 400 Associados Delegados. Esse é o nome dado ao grupo de cooperados representantes do quadro social que votam em algumas tomadas de decisões da cooperativa, como nas assembleias. 

Os Delegados são eleitos a cada quatro anos. Com o poder de decisão, também vem a responsabilidade, conforme comenta Fernando Rebellato, superintendente administrativo da cooperativa. 

“A eleição dos Associados Delegados é um dos momentos mais importantes da MaxiCredito, pois são eles que tem a capacidade de influenciar os rumos da sua Cooperativa, através da representação dos demais associados nas Assembleias. Eles têm o papel mais nobre dentro de uma sociedade cooperativa. Tem fundamental importância também, para melhorar e incentivar a participação dos associados no dia a dia da sua cooperativa”, destaca. 

Estes associados têm a missão de ser o elo entre o conselho de administração e os mais de 217 mil associados, levando as colocações e apontamentos do grande grupo para a diretoria.

 

Confira a lista completa de Associados Delegados eleitos 

 

Como são eleitos os representantes 

Os associados que desejam se tornar Associados Delegados precisam ir até a sua agência e colocar o nome à disposição, caso cumpra uma série de itens previso em regulamento eleitoral, fica apto a participar do pleito. Depois disso, é feito a eleição, em que todos os associados têm o direito ao voto. Os mais votados são eleitos.

A quantidade de representantes delegados por agência é definida por meio do Regulamento de Eleição e Conduta de Associados Delegados aprovado pela Cooperativa. Nele está estipulado que os 400 delegados serão eleitos por método do quociente eleitoral, definido pela divisão entre o número total de associados (210.619 mil até agosto de 2021) pelas 400 vagas disponíveis. Desta forma, a cada 526 associados de uma agência, um delegado pode ser eleito*.

São eleitos Associados Delegados devido ao grande número de cooperados do Sicoob MaxiCrédito, isso amparado pela lei Nº 5.764 que define a Política Nacional do Cooperativismo, onde afirma que para cooperativas com mais de três mil associados “pode o estatuto estabelecer que os mesmos sejam representados nas Assembleias Gerais por delegados que tenham a qualidade de associados no gozo de seus direitos sociais e não exerçam cargos eletivos na sociedade”. 

Além da missão de tomadas de decisão, os Delegados também são agentes de propagação do cooperativismo na comunidade, conforme comenta Ari José Roman, vice-presidente da cooperativa. 

“Além da função estatutária de representar os demais nos atos deliberativos da nossa cooperativa, são líderes que poderão ocupar cargos nos conselhos, pois são os primeiros a conhecerem as ações que a cooperativa desenvolve.  E por divulgarem em seu meio, as ações do Sicoob MaxiCrédito, fortalecem todo o segmento cooperativo. Não temos dúvidas: as cooperativas que possuem um conjunto de ‘líderes’ formalmente constituído, estão dando mais um passo para a perenidade de seus serviços”, destaca. 

5 Dicas para não cair no golpe do falso empréstimo 

Sicoob MaxiCrédito arrecada 3,7 mil brinquedos e mais de 1 tonelada de alimentos 

 

*Informação sobre proporção de associados por delegado ajustada em 11/03/2022