null Viva a Experiência: Adevosc participa de atividade no Sicoob MaxiCrédito 

03/12/2021 15:41

Encontro fez parte das ações da Semana de Conscientização sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, data comemorada nesta sexta-feira (3) 

 

Inclusão é sobre dar voz às pessoas. E foi isso que o Sicoob MaxiCrédito fez durante a semana que marca o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3). A cooperativa promoveu ações com seus colaboradores para discutir o tema e conhecer mais a realidade de pessoas com diferentes tipos de necessidades. 

Uma delas uma conversa entre os colaboradores da Cooperativa com representantes da Associação dos Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (Adevosc), realizada na quarta-feira (1). O papo foi sobre a rotina das pessoas com deficiência visual e quais ferramentas são usadas tanto pedagogicamente, quanto para o trabalho. O encontro recebeu o nome de Viva a Experiência. 

Segundo os organizadores, Glauciano Moura e Edilena Bagnara de Lima, que integram o Comitê de PCDs do Sicoob MaxiCrédito, o objetivo é que os colaboradores conheçam mais sobre os desafios diários e as ferramentas que os PCDs usam em suas rotinas dentro e fora da Cooperativa.  

“Não queremos que o PCD venha para a Cooperativa simplesmente para cumprir cotas. A gente quer que ele se sinta acolhido como qualquer outro colaborador. Por isso resolvemos convidar representantes das entidades para participar da conversa”, conta Edilena.  

 

Espaços de fala 

O presidente da Adevosc, Eleandro Machado, comenta que ter estes espaços de discussão sobre o tema são fundamentais. “Podermos falar para uma cooperativa de crédito grande, como o Sicoob, onde podemos tirar as dúvidas de quem tem pessoas com deficiência trabalhando, é muito bom. Além de mostrar as ferramentas que usamos não só no trabalho, mas em todo contexto de vida e aprendizado. O mercado de trabalho nos exige conhecimento e temos essas ferramentas que nos auxiliam, por isso é importante que as pessoas nos ouçam e conheçam”, explica. 

Durante a conversa, a equipe da Adevosc falou sobre como é o processo de ensino, desde o aprendizado do braile, uso da máquina de escrever às disciplinas escolares, buscando dar mais autonomia para a pessoa com deficiência (como se locomover dentro de casa, de casa até a escola ou trabalho, tarefas domésticas e profissionais), entre outras. 

A palavra é igualdade 

Eleandro Machado destacou a data que marca a luta pelo direito das Pessoas com Deficiência, mas que isso deve acontecer todos os dias. “Porque nós sempre estamos batalhando por melhor qualidade de vida”, comenta.  

E se por muito tempo a palavra usada era “superação”, Eleandro sugere outra. “Usamos esse termo no começo do movimento, quando as pessoas com deficiência visual ainda estavam sendo inseridas na comunidade. Mas acredito que superação não é mais a palavra. Poderíamos evoluir no sentido da busca pela igualdade, pela equidade para as pessoas com deficiência”. 

 

Vivendo a experiência 

E como diz o nome do evento, os colaboradores foram convidados a viver a experiência. Usando cadeiras de rodas, eles precisavam percorrer um circuito montado para lembrar o máximo possível um ambiente de trabalho, ajuste nas mesas, banheiro, refeitório, percorrendo os espaços. 

Vitor Cibulski e Elidiane Trevisan, do setor de RH, participaram da atividade, percorrendo os espaços montados pelos organizadores em uma cadeira de rodas. Para os dois, a atividade foi desafiadora, desde pegar um café, ou se ajustar na mesa de trabalho com a cadeira. “Foi um momento de sentir na pele como é o dia a dia de uma pessoa portadora de deficiência. Todas as dificuldades que existem nas ações rotineiras do dia a dia, que para nós são fáceis. De fato é um desafio muito grande”, comenta Elidiane.