null Instituto Sicoob SC/RS divulga vencedores regionais de Concurso Cultural 

30/11/2021 08:37

O desenho de Nathalia Fernandes Cordeiro foi um dos três selecionados

O Instituto Sicoob SC/RS divulgou o resultado do Concurso Cultural 2021, etapa regional. Na categoria Desenho, foram selecionados Dionara Santin (da área de atuação do Sicoob Credicanoas), Nathalia Fernandes Cordeiro (Sicoob Campos Novos) e Flávia Lock Pinheiro (Sicoob Credisulca). Na categoria Redação, os escolhidos foram Richard Diniz da Silva (Sicoob São Miguel), Isabelli Spada Santin (Sicoob Credimoc) e Otávio Henrique Muller (Sicoob Campos Novos). Participaram 5.128 crianças em Desenho e 4.002 crianças em Redação, de 130 escolas.

O objetivo do Concurso é difundir o conceito de Cooperação para as crianças do Ensino Fundamental I de escolas das redes pública e privada e de cooperativas escolares, motivando-as a se tornarem cidadãos mais conscientes. 

O objetivo é envolver as escolas, alunos e comunidades, a fim de fortalecer a cultura da cooperação, incentivando os alunos a refletirem, debaterem e produzirem desenhos e textos narrativos sobre o cooperativismo. Além disso, busca o fortalecimento e incentivo à cultura cooperativista na comunidade escolar, por meio do diálogo, desenhos e redações.

O Concurso foi realizado com estudantes dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em escolas das redes pública, privada e cooperativas escolares dos municípios participantes. 

Os critérios para Redação foram o texto narrativo, sequência lógica (começo, meio e fim), ausência de erros gramaticais, originalidade, criatividade, título, abordagem correta do tema e estética. Para desenho, levou-se em consideração a originalidade e criatividade, título, abordagem correta do tema e estética.

Cada um dos três alunos escolhidos na etapa regional ganhou um tablet e o professor, um cheque de R$ 1 mil. Na premiação nacional, que será revelada no dia 1º de dezembro, cada aluno vencedor da categoria ganhará um notebook, o professor um curso de até R$ 3 mil em instituição juridicamente legalizada e com validação da Comissão Avaliadora, e a escola receberá um equipamento de data show e uma caixa de som.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações do Instituto Sicoob SC/RS).