null Palestras sobre Educação Financeira atingem quase 3 mil pessoas durante a Semana Enef 

29/11/2021 08:07

Voluntários do Sicoob MaxiCrédito e equipes dos Projetos Sociais da Cooperativa realizaram várias atividades em escolas e empresas de SC e RS 

 

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), realizada de 8 a 14 de novembro, mobilizou voluntários e equipes de projetos Sociais do Sicoob MaxiCrédito que realizaram várias ações direcionadas para levar informação e educação financeira para a comunidade. Ao todo, foram 44 palestras, envolvendo quase 50 voluntários da Cooperativa, alcançando um público de mais de 2,9 mil pessoas.  

Em escolas, foram 27 encontros realizados. E a criatividade rolou solta para levar uma atividade diferenciada e prender a atenção dos estudantes. Em Parobé, valeu até usar fantasia para contar a história do Caio Achou uma Moedinha.

“Pensamos que chamaria mais a atenção das crianças, uma experiência diferente. Até na equipe gerou uma expectativa, em nos arrumarmos, estarmos fantasiadas... Estávamos bem empolgadas e as crianças ficaram encantadas. Rendeu mais assunto com elas que logo começaram a interagir conosco. Foi muito legal!”, conta Melina Dreher Siebel, subgerente da agência de Parobé. Ela e as colegas, Caroline Bender Lehnen e Paola de Oliveira Padilha interagiram com os alunos da escola Anjinho Arteiro.  

Em Taquara a Semana Enef também foi movimentada. Foram quatro apresentações com a participação de 100 crianças entre 8 e 9 anos. A gerente de negócios, Kelly Schuck Brandão, conta que foi a primeira vez que a agência realizou este tipo de atividade. 

“Conversar com criança é uma experiência incrível, eles nos surpreendem com sua imaginação, criatividade, inocência e fofurice, e abordar esse assunto com eles foi muito bacana”, comenta. A necessidade de orientação sobre o uso do dinheiro e consumo é fundamental desde a infância. “Trabalhar a educação financeira em escolas deveria ser um conteúdo obrigatório, pois teríamos uma geração mais consciente e futuramente menos endividada”, complementa. 

 

Assuntos abordados 

Levar a discussão sobre a importância do cuidado e bom uso do dinheiro, além de planejamento de orçamento, uma reflexão sobre o que eu quero do o que eu realmente preciso são estimuladas durante os encontros. As conversas são adaptadas e adequadas conforme a faixa etária do público, contemplado em diferentes projetos realizados pela MaxiCrédito. 

Os projetos MaxiPoupe e Coleção Financinhas são focados para crianças de 5 a 12 anos de idade e também para os professores destas séries, ajudando na percepção deles sobre os temas, que poderão ser reproduzidos e continuados durante as atividades escolares ao longo do ano. 

Somente da Coleção Financinhas, a contação de histórias do livro ‘Caio achou uma moedinha’ foi realizada com 37 turmas, totalizando um público de 2.345 estudantes e professores. Já o projeto Maxi Poupe realizou quatro palestras para mais de 530 crianças.  Ao todo 27 escolas de várias regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul foram contempladas pelas atividades. 

Também foram desenvolvidas atividades voltadas para orientação de adultos. O projeto Conte Conosco realizou três palestras para pessoas acima de 18 anos, passando de 70 atendidos. 

Os colaboradores da Cooperativa também se engajaram em bate-papos sobre educação financeira, envolvendo 13 agências e mais de 100 pessoas. 

“A Semana Enef foi uma mostra de como é possível fazer acontecer ações com a criatividade, conhecimento dos voluntários envolvidos e também com o envolvimento das crianças com os temas e abordagens, pois eles são participativos e gostam de receber eventos, principalmente presenciais. Ficam encantados com os brindes que recebem e as professoras se dedicam, continuando o tema e atividades após a realização do evento”, avalia a gerente de Projetos Sociais do Sicoob MaxiCrédito, Taiana Haelsner.