null Hoje é o Dia Nacional do Doador de Sangue! 

25/11/2021 11:03

Uma data importante que valoriza quem dedica parte do seu tempo para doar vida! E para reforçar a importância do gesto, contaremos as histórias de duas doadoras e outra de uma pessoa para quem a doação de sangue foi a diferença entre a vida e a morte 

 

São poucos mililitros de sangue. Uma ação que leva menos de 30 minutos, mas que tem um poder tão grande de salvar vidas. Um gesto nobre, de amor ao próximo, empatia, de doar vida. Afinal, uma doação pode ajudar no tratamento de até quatro pessoas. E esta quinta-feira (25) é celebrado o dia nacional deste importante agente voluntário: o doador de sangue. 

E para celebrar esse momento, vamos contar três histórias: duas de pessoas que dedicam parte de seu tempo para fazer as doações e outra de uma pessoa para quem o gesto foi a diferença entre a vida e a morte. 

 

Doadora desde 2014 

Rosimeri Picolli Bellani se prepara para fazer sua 18ª doação de sangue, programada para o mês de dezembro. A prática já está na rotina da subgerente da agência do Sicoob MaxiCrédito do bairro São Cristóvão, em Chapecó, desde 2014, quando ela se mudou para a cidade e viu na proximidade com o Hemosc a oportunidade de começar.  

“Em um sábado de manhã estava com a tv ligada e passou um comercial falando que os estoques de sangue estavam baixos e que estariam atendendo à tarde. Foi onde despertou que eu deveria ir. E assim fiz minha primeira doação”, conta. 

De lá para cá foram 17 e o incentivo para familiares e amigos aderirem. “É uma sensação de dever cumprido, de estar sendo útil e fazendo a diferença no mundo, saber que estou salvando vidas e mesmo sem conhecer quem vai receber o meu sangue, é muito gratificante”, diz. 

 

Aniversário com comemoração diferente 

O aniversário de 23 anos de Caroline Quadri, assistente de BI do Sicoob MaxiCrédito, foi um pouquinho diferente. Se para muitos é um dia de presentes e mimos, para ela começou com uma doação de sangue, a terceira feita neste ano de 2021. Carol lembra que desde pequena via as campanhas na tv e desejava se tornar uma doadora. E a primeira oportunidade para isso surgiu dentro da MaxiCrédito. 

“Foi feita uma campanha de doação e o pessoal do Hemosc veio nos buscar aqui. Eu sempre tive um pouco de medo de sangue, mas essa mobilização foi o empurrãozinho que faltava para eu doar. Fomos em vários colegas e isso ajudou a perder o medo”, conta. 

Se antes havia algum receio, o momento da doação foi tranquilo, cheio de orientação e felicidade por saber que o gesto pode ajudar muitas pessoas. “Me sinto muito bem, me sinto fazendo o bem e realizada. É um ato simples, meio que anônimo e que ajuda muito. Para nós pode parecer banal, mas para quem precisa, pode significar a vida”, afirma. 

 

“Estou viva graças a ação de doadores” 

O ano era 2012, quando a gerente administrativa do Sicoob MaxiCrédito, Jucelita Almeida Neves e outras três pessoas retornavam de viagem, com destino a Chapecó, quando se envolveram em um grave acidente de trânsito na cidade de Cordilheira Alta. Um carro que realizava uma ultrapassagem acabou atingindo o veículo onde a equipe da Cooperativa estava. 

Nesse acidente, Jucelita sofreu fratura em quatro costelas e perfuração no intestino, ferimentos que provocaram uma intensa hemorragia. "Lembro de alguns momentos do resgate, de estar na ambulância, do meu marido na porta da emergência do hospital, depois só o que me contaram”, recorda. 

Ela precisou ser submetida a uma cirurgia de emergência onde foi identificado dois pontos de perfuração no intestino e a perda de três litros de sangue, o que exigiu a transfusão imediata. “Com a quantidade que eu havia perdido, não tinha condição nenhuma de sobreviver”. 

O procedimento cirúrgico demorou quatro horas e cerca de seis bolsas de sangue foram usadas para atendê-la, além de quatro dias internada em leito de UTI e um longo processo de recuperação. 

Jucelita lembra com gratidão a mobilização que ocorreu na Cooperativa logo após o acidente. Houve o pedido de doação de sangue e vários amigos, colegas e familiares procuraram o Hemosc como forma de ajudar. “E se as doações feitas não foram diretamente para mim, elas ajudaram tantas outras pessoas em situação de risco de morte tão grande ou maior que a minha. Eu estou viva graças a ação de doadores”, reforça. 

Sobre o acidente, ela comenta que não restou nenhum trauma, apenas o aprendizado. “De valorizar mais a família, os amigos, o trabalho. Tive um suporte incrível da cooperativa durante todo o período”, comenta 

E a mensagem aos doadores é de gratidão. “Sou incentivadora da doação, ajudo, divulgo justamente porque sei o quão importante é termos os bancos de sangue preenchidos”. 

 

Dicas para quem vai doar 

Ir bem alimentado, ter uma boa noite de sono são sugestões de Rosimeri para quem está se preparando para doar sangue. Além das dicas, ela faz um importante alerta. “Nunca minta num processo de triagem, pois precisamos ter consciência que as pessoas que serão beneficiadas com nosso sangue, na sua maioria, estão com a saúde muito fragilizada e uma imprudência do doador pode ser fatal”, orienta. 

E se você tem receio ou não conhece o processo da doação de sangue, Caroline também dá uma sugestão. “Vá com alguém que já é doador, ou que também vai fazer a primeira doação, assim um ajuda o outro. Não precisa ter medo, é muito tranquilo, rápido e depois que você fizer vai sentir que valeu muito a pena”.  

 “Pense que o pequeno desconforto que você sentirá durante a doação não é nada perto da dor de quem está precisando do seu sangue. Com uma única doação você pode salvar até 4 vidas! Precisa motivação maior que essa?”, complementa Rosimeri. 

 

Seja um doador 

Em Santa Catarina, o Dia Nacional do Doador de Sangue se transformou na Semana Eu Faço o Bem (de 22 a 26 de novembro), dedicada enaltecer e homenagear os voluntários doadores, também de chamar a atenção para a importância do ato de doar. A ação é uma forma de homenagear os doadores e também chamar a atenção da população para a importância do ato, estimulando a doação. 

O período é dedicado também a sensibilizar mais pessoas para aumentar o volume de doações para o mês de dezembro e os meses de início de ano, período em que, historicamente há queda nas doações, devido as viagens de verão, festas de fim de ano e férias.  

 

Como doar? 

Para fazer a doação, basta agendar horário pelo site hemosc.org.br ou pelo telefone 49 3700-6401.