null Sicoob MaxiCrédito contribui para instalação de sala para Reiki na Rede Feminina de Guaramirim 

19/11/2021 11:39

Mais um espaço que vem para somar no atendimento às mulheres em tratamento contra o câncer. Esse é o objetivo da implantação da sala de Reiki na Rede Feminina da cidade de Guaramirim viabilizada com o apoio do Sicoob MaxiCrédito. A Cooperativa doou o recurso para a compra de uma fonte com barulho de água, aparelho de som, pen drive, fronhas descartáveis e materiais para higienização do local que fará o atendimento das pacientes. 

O reiki é uma terapia alternativa que busca equilibrar o corpo, mente e espírito através da imposição de mãos. A tesoureira da Rede Feminina de Guaramirim, Mara Cristiane Time, explica que o objetivo é diminuir os sintomas causados pelo tratamento. “O Reiki ajuda no alívio da dor, diminui os efeitos colaterais e possibilita um bem-estar psicólogo e emocional aos pacientes oncológicos, ainda contribui, com a diminuição do estresse”. 

Anualmente, a instituição atende uma média de 700 mulheres, oferecendo serviços como fisioterapia, nutrição, Acupuntura, Reiki, ações com psicóloga e Serviço Social, além da realização de 550 exames preventivos no ano. Também são feitas visitas domiciliares, palestras, oficinas de artesanato e ações de beleza para contribuir com a autoestima destas mulheres.  

Atualmente são 114 pacientes em tratamento e acompanhamento de diferentes tipos de câncer atendidas com os serviços oferecidos pela entidade, que contribuem na promoção do processo de superação da fragilidade social/emocional devido ao momento vivido, potencializando o tratamento contra a doença.  

 

Interesse pela comunidade 

O gerente da agência do Sicoob MaxiCrédito de Guaramirim, Marcos Venícius Fornara, comenta que ele e parte da equipe foram conhecer mais sobre a Rede Feminina, a estrutura disponível e o trabalho realizado pela entidade e então o Sicoob fez a doação que viabilizou a montagem da estrutura.  

A parceria foi motivo de emoção tanto para as representantes da Rede Feminina quanto para os colaboradores do Sicoob MaxiCrédito. Fornara lembrou que o Interesse pela comunidade é um dos princípios cooperativistas, e ajudar na viabilização de projetos importantes como este e que trazem benefícios à comunidade é gratificante. “Principalmente para quem vai utilizar esse espaço, que são pessoas que estão passando por momentos difíceis de um tratamento oncológico. Colaborar doando esse projeto para oferecer um ambiente adequado para os pacientes em acompanhamento que buscam o serviço de terapia alternativa oferecido pela entidade nos deixa muito felizes”.