null Mais de 500 crianças participam de lives sobre finanças

18/11/2021 10:09

Atividades foram realizadas com base em livro da Coleção Financinhas, publicado pelo Instituto Sicoob

Mais de 500 crianças participaram de lives do Sicoob MaxiCrédito, com objetivo de incentivar o debate sobre o uso consciente do dinheiro, conduzidos com base no livro Miguel, Aninha e Dedé, da Coleção Financinhas, publicado pelo Instituto Sicoob.

“Mãe, o que é um sonho? O que eu tenho que fazer agora? Essa pergunta foi feita por Yasmin Pereira, de cinco anos, para a mãe, a subgerente da agência do Sicoob MaxiCrédito de Gaspar, Tainara Pereira. A pequena foi uma das participantes da live "Miguel, Aninha e Dedé ganharam um dinheirinho". Tainara conta que o questionamento da filha chamou a atenção e foi mais um momento para explicar sobre desejos, objetivos e como fazer para alcançá-los.

E esse é um dos temas abordado durante as lives realizadas pela equipe de Projetos Sociais do Sicoob MaxiCrédito, para estimular e incentivar que as crianças aprendam mais sobre dinheiro, consumo e a diferença entre desejo e necessidade.

As atividades reuniram filhos de funcionários e associados e foram conduzidas pela gerente de projetos Sociais, Taiana Haelsner e pela especialista em Projetos Sociais, Elizabete Vivian Borba. As duas lives, realizadas nos dias 5 e 14 de outubro, contaram com a participação de 570 crianças e pais acompanhando as historinhas do Miguel, da Aninha e do Dedé.

As filhas da gerente de Atendimento da agência do bairro Jardim Itália, em Chapecó, Sandra Zucco, também assistiram. Nathaly, de 16 anos, e Valentina, de 8, participaram das atividades com o livro "Caio achou uma moedinha" tanto na escola (quando era possível a realização de eventos presenciais) quanto de forma virtual.  E neste mês de outubro, a pequena Valentina também assistiu a live com as histórias do Miguel, da Aninha e do Dedé.

“Esses momentos são de extrema importância, pois quando percebem que outras pessoas compartilham esse pensamento, eles querem se engajar no grupo. É um trabalho relevante que ajuda os pequenos a crescerem com uma mentalidade de consumo consciente”, comentou. Além da live, o tema dinheiro também é tratado pelos pais. “Falamos sobre a questão de compras desnecessárias, incentivamos os pais a ajudar nas tarefas da casa e assim eles vão juntando algumas moedinhas. Também têm uma poupancinha e sabem que tem que levar o cofrinho pra depositar”, explicou.

Além da história contada pelos personagens do livro, a apresentação também abre espaço para interação com os pequenos, com perguntas e respostas, para que as crianças se sintam acolhidas. Taiana disse que as participações têm aumentado gradativamente.

“A didática foi elaborada a partir de temas de educação financeira que possam atrair a atenção das crianças e seus familiares, com dicas básicas e úteis para o dia a dia. Também com base nos livros da coleção Financinhas, damos dicas a partir das histórias dos personagens”, afirmou.

As lives também são uma ferramenta que permite o estreitamento do relacionamento com os associados e os filhos deles. “As crianças que gostam da abordagem e didática, e ficam muito entusiasmadas com as edições dos eventos realizados. Os próprios familiares comentam a importância de falar sobre o tema para que compreendam, a partir da educação financeira, a necessidade de se planejar e organizar”, disse.

“Foi uma experiência muito boa. E sentimos que as crianças gostam das dicas e principalmente da intervenção que ocorre no final, quando abrimos espaço para que façam perguntas e comentem algo”, salientou. O retorno dos pais foi positivo, com elogios e comentários sobre como os assuntos fazem parte da rotina das crianças e a conversa ajuda na receptividade deles aos temas propostos.

“Elas gostaram muito. Adoram ouvir a contação de histórias e ficam muito atentas e ansiosas para interagir na hora de contar as experiências”, disse Sandra.

Fonte: Sicoob MaxiCrédito – Assessoria de Comunicação.