Mais de 500 crianças participam de lives sobre finanças - Nacional
null Mais de 500 crianças participam de lives sobre finanças
Atividades foram realizadas com base em livro da Coleção Financinhas, publicado pelo Instituto Sicoob
Mais de 500 crianças participaram de lives do Sicoob MaxiCrédito, com objetivo de incentivar o debate sobre o uso consciente do dinheiro, conduzidos com base no livro Miguel, Aninha e Dedé, da Coleção Financinhas, publicado pelo Instituto Sicoob.
“Mãe, o que é um sonho? O que eu tenho que fazer agora? Essa pergunta foi feita por Yasmin Pereira, de cinco anos, para a mãe, a subgerente da agência do Sicoob MaxiCrédito de Gaspar, Tainara Pereira. A pequena foi uma das participantes da live "Miguel, Aninha e Dedé ganharam um dinheirinho". Tainara conta que o questionamento da filha chamou a atenção e foi mais um momento para explicar sobre desejos, objetivos e como fazer para alcançá-los.
E esse é um dos temas abordado durante as lives realizadas pela equipe de Projetos Sociais do Sicoob MaxiCrédito, para estimular e incentivar que as crianças aprendam mais sobre dinheiro, consumo e a diferença entre desejo e necessidade.
As atividades reuniram filhos de funcionários e associados e foram conduzidas pela gerente de projetos Sociais, Taiana Haelsner e pela especialista em Projetos Sociais, Elizabete Vivian Borba. As duas lives, realizadas nos dias 5 e 14 de outubro, contaram com a participação de 570 crianças e pais acompanhando as historinhas do Miguel, da Aninha e do Dedé.
As filhas da gerente de Atendimento da agência do bairro Jardim Itália, em Chapecó, Sandra Zucco, também assistiram. Nathaly, de 16 anos, e Valentina, de 8, participaram das atividades com o livro "Caio achou uma moedinha" tanto na escola (quando era possível a realização de eventos presenciais) quanto de forma virtual. E neste mês de outubro, a pequena Valentina também assistiu a live com as histórias do Miguel, da Aninha e do Dedé.
“Esses momentos são de extrema importância, pois quando percebem que outras pessoas compartilham esse pensamento, eles querem se engajar no grupo. É um trabalho relevante que ajuda os pequenos a crescerem com uma mentalidade de consumo consciente”, comentou. Além da live, o tema dinheiro também é tratado pelos pais. “Falamos sobre a questão de compras desnecessárias, incentivamos os pais a ajudar nas tarefas da casa e assim eles vão juntando algumas moedinhas. Também têm uma poupancinha e sabem que tem que levar o cofrinho pra depositar”, explicou.
Além da história contada pelos personagens do livro, a apresentação também abre espaço para interação com os pequenos, com perguntas e respostas, para que as crianças se sintam acolhidas. Taiana disse que as participações têm aumentado gradativamente.
“A didática foi elaborada a partir de temas de educação financeira que possam atrair a atenção das crianças e seus familiares, com dicas básicas e úteis para o dia a dia. Também com base nos livros da coleção Financinhas, damos dicas a partir das histórias dos personagens”, afirmou.
As lives também são uma ferramenta que permite o estreitamento do relacionamento com os associados e os filhos deles. “As crianças que gostam da abordagem e didática, e ficam muito entusiasmadas com as edições dos eventos realizados. Os próprios familiares comentam a importância de falar sobre o tema para que compreendam, a partir da educação financeira, a necessidade de se planejar e organizar”, disse.
“Foi uma experiência muito boa. E sentimos que as crianças gostam das dicas e principalmente da intervenção que ocorre no final, quando abrimos espaço para que façam perguntas e comentem algo”, salientou. O retorno dos pais foi positivo, com elogios e comentários sobre como os assuntos fazem parte da rotina das crianças e a conversa ajuda na receptividade deles aos temas propostos.
“Elas gostaram muito. Adoram ouvir a contação de histórias e ficam muito atentas e ansiosas para interagir na hora de contar as experiências”, disse Sandra.
Fonte: Sicoob MaxiCrédito – Assessoria de Comunicação.