null Sicoob Central SC/RS é finalista em prêmio de Responsabilidade Social promovido pela Alesc

17/11/2021 15:51

Premiação será no dia 6 de dezembro, em solenidade na Alesc

O Sicoob Central SC/RS vai receber o Certificado de Responsabilidade Social e é um dos três finalistas em sua categoria (grandes empresas), na disputa do Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Também são finalistas, na mesma categoria, a Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes e a Cooperativa de Crédito do Vale do Itajaí. O Sicoob São Miguel, uma das 38 cooperativas integrantes do Sicoob Central SC/RS também vai receber o Certificado de Responsabilidade Social, no dia 6 de dezembro, em solenidade na Alesc, quando serão anunciados os vencedores do Troféu em cada categoria.

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, disse que “o Sicoob sempre teve, por seus princípios e valores, uma política de gestão voltada à valorização do ser humano e da melhoria da qualidade de vida de seus cooperados e da população em geral, em cada município onde atua”.

Os certificados e troféus, instituídos com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, têm por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas, empresas públicas e organizações sem fins lucrativos, com atuação em território catarinense, e que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão. As inscrições foram realizadas de 1º de junho a 31 de agosto. 

Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização no ano de 2020.  As organizações que obtiveram os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base em suas ações e projetos socioambientais serão premiadas com o Troféu Destaque. O Balanço Social da Central SC/RS foi elaborado pelo Instituto Sicoob. 

Em sua 11ª edição, em 2021, foram realizados alguns ajustes no processo de avaliação, com o acréscimo de mais um troféu destaque, buscando um maior reconhecimento de entidades da categoria organizações sem fins lucrativos. Os concorrentes são reunidos de acordo com particularidades, abrangência e porte.

A Alesc promove a certificação e premiação em parceria com uma Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, composta por representantes técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil catarinense. A lista de participantes inclui: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina; Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee); Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina; Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Santa Catarina (Fecomércio/SC); Federação Catarinense dos Municípios (Fecam); Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc); Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina  (Fecontesc); Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC); Movimento Nacional ODS Santa Catarina; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações da Alesc).