null Sicoob Credi-Rural dá importante passo no fortalecimento do ESG

17/11/2021 10:29

Trabalho foi apresentado durante maratona de inovação Hackaboom
 

O Sicoob Credi-Rural irá implantar projeto ESG, cujo nome remete a E de Environment (Meio Ambiente), S de Social, G de Governance (Governança), vencedor da maratona Hackaboom. O ESG tem como principal objetivo fazer uma avaliação da consciência da empresa, medindo suas práticas ambientais, sociais e de governança.

A fim de executar tal trabalho, a cooperativa contará com apoio e assessoria da Abissal Capitalismo Saudável para mapeamento, adequação e implantação do ESG em seu modelo de trabalho.  A Abissal foi a empresa que ficou em 1º lugar na maratona de inovação, realizada em abril, por meio do projeto ESG Coop.

Implantação

A implementação do projeto no Sicoob Credi-Rural se deu por meio de acordo entre a cooperativa e Abissal. Contrato foi assinado no dia 29 de outubro, na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras, OCB-GO.

A respeito da implantação do ESG no Sicoob Credi-Rural, a representante da Abissal, Camila Storti destacou, “o objetivo do projeto é alinhar a gestão do Sicoob Credi-Rural com parâmetros globais de ESG, analisar onde a cooperativa está em relação aos parâmetros globais da nova economia, que precisa acontecer para resolver os problemas globais causados pela economia tradicional”.

Além disso, Storti ainda ressaltou que para aderir ao modelo, a cooperativa terá um jornada que levará a sustentabilidade para gestão, por meio de 9 passos e 9 transformações objetivas.

Em entrevista concedida ao portal Goiás Cooperativo, o presidente do Sicoob Credi-Rural, Kadmo Ribeiro, ressaltou que a cooperativa já desenvolve algumas práticas relacionadas às normas ESG, por meio de ações de sustentabilidade, uma preocupação constante da cooperativa há algum tempo. O presidente ainda salienta que agora será possível conhecer de forma clara o que já é feito e o que precisa ser melhorado.

“Precisamos sistematizar e medir para poder explicar para o cooperado. ESG é mais do que uma tendência, já está consolidado no mundo todo e aqui precisamos sair na frente”, acrescentou Kadmo Ribeiro durante sua fala.