Sicoob Paulista participa de intercooperação em São Roque de Minas, conhece projetos educacionais e de empreendedorismo.
- Capa do artigo
-

- Conteúdo
-
Uma comitiva, formada pelos Diretores do Sicoob Paulista, bem como o presidente do Conselho, parte de seu Conselho Fiscal e Administrativo, além de líderes de diversas áreas foram até Minas Gerais para conhecer de perto projetos educacionais, realizados junto as escolas públicas, uma escola cooperativa, criada pelo Sicoob Sarom e, acompanhou a produção dos famosos Queijos da Canastra, queijarias que atuam de forma cooperativa. A intercooperação é uma atividade incentivada e muito realizada pelo Sicoob Paulista. E neste mês de novembro, um grande grupo de líderes e profissionais da cooperativa esteve em São Roque de Minas, MG, para conhecer diversas ações que são modelos de cooperativismo, empreendedorismo e de educação financeira.
A convite do Sicoob Sarom, uma comitiva, formada pelos Diretores do Sicoob Paulista, bem como o presidente do Conselho, parte de seu Conselho Fiscal e Administrativo, além de líderes de diversas áreas foram até Minas Gerais para conhecer de perto projetos. Pela manhã de quinta, o Presidente da Sarom, João Carlos Leite, ministrou uma palestra muito emotiva sobre toda história da cidade, das dificuldades de incentivar a permanência dos jovens e de investimentos na economia local, bem como os 30 anos que, até pouco tempo chamada de Sicoob Saromcredi, de sua fundação até os dias atuais.

Pela tarde, a comitiva foi convidada a conhecer 2 projetos educacionais, sendo um deles aplicado na Escola Municipal Guia Lopes, onde através de treinamentos, aplicação de conteúdo de educação financeira, professores da escola replicam de forma lúdica, o conhecimento de como gerir melhor o dinheiro. Crianças da escola receberam a comitiva e apresentaram o que aprendem, seus sonhos, o que querem ser quando crescer entre outros temas.
Outro projeto muito apreciado pela comitiva foi a Cooperativa Educacional, que aplica através do Instituto Ellos de Educação, lições focadas em ética e solidariedade, mas seu principal objetivo está no empreendedorismo, abrindo os horizontes dos jovens para um futuro mais direcionado. Na palavra de João Carlos Leite, Presidente do Sicoob Sarom, “estas iniciativas surgiram para solucionar o problema da qualidade da educação e evasão de jovens em busca de melhores empregos. A ideia era formar cidadãos que permanecessem na cidade para alavancar seus próprios negócios”.
Já na sexta, toda comitiva do Sicoob Paulista visitou a famosa Serra da Canastra, região conhecida nacionalmente pelos seus queijos premiados. A queijaria visitada, Roça da Cidade, apresentou à comitiva como é produzido seu queijo, todos os seus processos e a diferença entre os queijos que produz e o de outras propriedades. Na região, e atuando de forma cooperativa, dezenas de propriedades produzem seus queijos, otimizando seus processos, compra de insumos e principalmente, qualificando os envolvidos de forma conjunta.
O que se pode constatar foi a grande diferença que o cooperativismo realiza: seja na educação, no aprimoramento empreendedor e é claro, na transformação da sociedade onde estamos presentes.


- Grupo de campos
- Foto da galeria (opcional)
- Baixar Foto da galeria (opcional)
- Grupo de campos
- Título da foto (ocional)
- Subtítulo (opcional)