null Sicoob Crediauc patrocina consultoria a produtores de erva-mate em Concórdia

11/11/2021 15:02

Nelson Tafarel: produção dobrou com as técnicas de manejo da planta e adubação do solo

A produção de erva-mate na região de Concórdia (SC) tem se mostrado uma boa alternativa econômica, social e ambiental. No entanto, a maioria dos produtores locais ainda trabalha utilizando técnicas antigas que acabam interferindo na produtividade e, consequentemente, na rentabilidade de seus negócios.  Essa é uma realidade que está passando por uma transformação com o projeto “Implantação de Arranjo Sustentável para a Produção de Erva-Mate”, elaborado pela Equipe Cogestora do Parque Fritz Plaumann (Ecopef), no qual estão inseridas cerca de 10 comunidades e 30 produtores rurais, a maioria deles moradores de Sede Brum, interior do município. 

O projeto, que iniciou em 2016 e que terá duração de oito anos, funciona no formato Parceria Público Privada (PPP) e conta com uma série de ações. O Sicoob Crediauc, por sua vez, participa com o patrocínio de uma consultoria coordenada pelo Sebrae, que consiste no diagnóstico das propriedades rurais; definição na escolha do terreno para a implantação dos ervais; aperfeiçoamento das técnicas de cultivo; controle de ervas daninhas, pragas e doenças, e avaliação dos resultados das análises de solo e foliar. A finalidade é qualificar a produção primária da erva-mate com um sistema de controle de custos fundamentado na implantação de boas práticas em todo o processo de produção. Além de desenvolver ações individuais adequadas a cada propriedade, a proposta é a de oferecer aos participantes melhores condições de competir no mercado, aplicando o conhecimento adquirido. 

O produtor Nelson Tafarel, morador da comunidade de Presidente Kennedy, é um dos participantes dessa nova experiência. Ele tem plantado em sua propriedade de cinco alqueires, cerca de 22 mil pés de erva-mate, e disse ter notado uma diferença considerável na produtividade após ter recebido as dicas e informações do técnico que presta o serviço de consultoria. “Já fizemos duas safras nesse período e praticamente dobramos a produção. A correção nas técnicas de manejo da planta e adubação do solo, foram fundamentais para chegarmos a esse resultado. Sem falar que antes, esperávamos até três anos para colhermos a erva sendo que agora, conseguimos colher em um ano e meio, e as vezes em até menos tempo. Isso tem sido possível graças ao envolvimento e o interesse da cooperativa ao fazer a sua parte apoiando os produtores, o que tem dado muito certo”, disse o agricultor. 

Para o presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, participar efetivamente do projeto é motivo de satisfação e, ao mesmo tempo, uma forma de contribuir para uma atividade na qual estão inseridos muitos cooperados. “O diagnóstico feito pelo Sebrae e patrocinado pela cooperativa está dando aos produtores, a maioria deles nossos associados, a possibilidade de melhor entender o seu negócio e vislumbrar resultados mais atraentes. O fortalecimento da agricultura familiar é outro fator importante que justifica o nosso envolvimento. A proposta valoriza a cultura da erva-mate e oportuniza ao agricultor, além de condições de renda mais favoráveis, a continuidade da vida no campo, incluindo aí também a questão da sucessão nas propriedades”, explicou. 

O presidente ressalta que a política de sustentabilidade do Sicoob Crediauc é um outro fator positivo a ser considerado. Segundo ele, a diretriz da instituição está muito alinhada com as iniciativas propostas pelo projeto. “Ao patrocinar a consultoria, estamos atingindo o objetivo de manter ativos os três pilares que defendemos como essenciais no cooperativismo, ou seja, o econômico, o ambiental e o social, e isso nos deixa muito felizes” concluiu o dirigente.

Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Comunicação.