Sicoob Fluminense recebe a visita do secretário de Agricultura de Campos dos Goytacazes - Nacional
null Sicoob Fluminense recebe a visita do secretário de Agricultura de Campos dos Goytacazes

Dando prosseguimento ao projeto Café Cooperativo, atualizado e reiniciado no final de outubro, o Sicoob Fluminense recebeu na tarde da quarta-feira, dez de novembro, a visita do secretário de Agricultura e Pesca do município de Campos dos Goytacazes, Almy Júnior Cordeiro de Carvalho.
Ele foi recebido pelo Diretor-Presidente da cooperativa, Neilton Ribeiro da Silva, que há cerca de dois meses assumiu uma cadeira como membro efetivo do Conselho Municipal de Agricultura.
Durante o encontro, um dos assuntos discutidos foi em relação à possibilidade de concessão de crédito rural por parte do Sicoob Fluminense a produtores do município, especialmente através do projeto ACPL - Arranjos Cooperativos Produtivos Locais, que envolve diversas entidades dos setores público e privado com o objetivo de incrementar a produção local e regional.
TRABALHOS
Também na pauta, a realização de palestras sobre cooperativismo e trabalhos de educação financeira com as comunidades rurais e produtores, a exemplo dos participantes da Feira da Roça da prefeitura.
Neilton Silva falou sobre o projeto Café Cooperativo, com o tema "A Cooperação é o que nos une", como importante ferramenta de difusão do cooperativismo enquanto processo de garantia de maior equilíbrio e igualdade das comunidades, principalmente em relação ao sistema financeiro.
O Diretor-Presidente do Sicoob Fluminense também apresentou informações gerais sobre o cooperativismo e dados consolidados das cooperativas de crédito, incluindo produtos e serviços.
O secretário de Agricultura elencou as dificuldades enfrentadas pelo setor e enfatizou a necessidade de construção da coletividade, a partir das associações dos produtores, regularização dos processos produtivos e particularmente do cooperativismo, com a retomada da circulação "do dinheiro no próprio município". Destacou ainda a importância da educação e formação, desde cedo, em torno da agricultura, e a grande importância da melhoria do crédito agrícola local.