Confira tudo sobre o Encontro de Comunicação Cooperativa do RS - Nacional
null Confira tudo sobre o Encontro de Comunicação Cooperativa do RS
Durante três dias, especialistas apresentaram informações importantes para o futuro da comunicação cooperativa
A segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico. O desafio foi colocado e a promessa foi cumprida. Com temas atuais, polêmicos e experiências práticas, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021 entregou aos profissionais de Marketing e Comunicação das cooperativas gaúchas conteúdos diferenciados.
Foram três dias de painéis com experts que trouxeram insights sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na comunicação, o uso da plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para decisões inteligentes, e indicadores de marketing para medir o desempenho e o sucesso da estratégia da cooperativa.
A abertura do evento contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de comunicação na divulgação do cooperativismo.
Comunicação e LGPD
O primeiro painel, no dia 26 de outubro, foi apresentado pelo advogado e sócio da Cabanellos Advocacia, Cristhian Groff, sobre um dos temas de maior debate nos últimos tempos em todos os setores – a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A lei, que entrou em vigor em 2020, tem como principais objetivos o equilíbrio entre a transparência, tecnologia, negócios e direitos fundamentais para proteger o tratamento de dados pessoais de pessoas físicas.
Após apresentar alguns conceitos e definições genéricos, Groff respondeu dúvidas pontuais no âmbito da comunicação, como os cuidados que os profissionais da área precisam ter na divulgação de matérias e publicações em redes sociais, como realizar o controle interno de imagens e alguns exemplos de medidas que precisam ser adotadas em eventos públicos e tratamento de dados de menores. E destacou que, mais do que consentimento, a LGPD é sobre informação, fazer contato com os clientes, mailing e usuários para informá-los sobre a maneira como seus dados serão utilizados e oferecer a opção de descredenciamento da base da empresa.
Big Data Analytics para tomada de decisões
Proporcionar uma experiência única ao usuário e permitir uma imersão ao vivo dentro de uma ferramenta de Big Data. Com essa missão, o diretor Geral da IdMax, Luiz Bahia Bittencourt, e o diretor de Operações da IdMax, Flávio Fáveri Silva apresentaram no dia 27 de outubro a ferramenta da Neoway, recentemente adquirida pela B3.
Dentre as soluções, direcionamento de estratégias de mercado, análise de concorrência, pesquisas de público-alvo, prospecção de leads qualificados, ações específicas de CPF, inteligência geográfica, prospecções territoriais e modelagens estatísticas desenvolvidas com a tecnologia de machine learning para gerar leads semelhantes aos melhores clientes. Perdeu o evento ou teve que sair mais cedo? Acesse aqui (https://www.youtube.com/watch?v=vM34CRqcwcc) o painel e participe dessa jornada inédita proporcionada pelo time da IdMax, em parceria com a Assessoria de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs.
Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia
Medir o desempenho e o sucesso da estratégia da sua cooperativa nesse “mundão” do marketing digital não é uma tarefa simples. E para responder essa questão e ampliar o universo de opções que podem ser trabalhadas dentro dos squads de comunicação, o especialista em tendências de negócios nas redes sociais, Rafael Terra, falou sobre métricas de campanhas pagas, de receita e de vendas, marketing de conteúdo, e-mail marketing, indicadores-chave de desempenho (em inglês, Key Performance Indicator, ou KPIs) e muito mais.
Conheça as 13 principais métricas em mídias sociais apresentadas por Rafael Terra:
1. Alcance: Número total de pessoas alcançadas.
2. Share of voice: Fatia no mercado.
3. Tráfego: Minha audiência está indo para o meu site?
4. Conversão: Pode ser número de vendas, leads, inscrições, etc. Essa métrica resslta o que está funcionando para o negócio da coop.
5. Engajamento: Não é só uma palavra bonita, é número. Quais os seus conteúdos que mais engajaram?
6. Sentimento: Saber se o público-alvo está falando “bem” ou “mal”.
7. Respostas: Verificar se Relacionamento e SAC estão sendo efetivos
8. Impacto: Avaliar se a marca está conversando com as pessoas certas.
9. Super fãs: Aqui o engajamento desses stakehlders vale ouro.
10. Shares: Quem compartilha o seu conteúdo.
11. Assessoria e RP Digital: Assessoria de Imprensa e Relações Públicas com públicos-alvo.
12. ROI: É o Retorno sobre investimento.
13. Otimização no Google: Otimização nas campanhas de pesquisa, captação de leads e anúncios no Google.
O conteúdo é imperdível e pra quem não assistiu o evento, acesse já o nosso canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=jLlhYRP-Aag) e fique por dentro de ferramentas indicadas pelo Rafael Terra, médias de mercado para métricas e muito mais.
Perdeu o Encontro? Não se preocupe! A gente gravou tudinho e você pode acessar os painéis na íntegra nos links abaixo:
26/10 – Dilema da comunicação na era da LGPD: https://www.youtube.com/watch?v=TGSN3eBPJsI
27/10 – Big Date e Marketing: o match perfeito: https://www.youtube.com/watch?v=vM34CRqcwcc
28/10 – Indicadores de marketing para medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia: https://www.youtube.com/watch?v=jLlhYRP-Aag
Fonte: Informativo Ocergs-Sescoop/RS.