null Dia Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro

29/10/2021 17:01

Instituições financeiras exercem importante controle para prevenir a lavagem de dinheiro, que financia atividades ilegais e criminosas

Em 29 de outubro, Dia Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras – Coaf (órgão de inteligência financeira do Brasil) alerta a todos do setor público, privado e da sociedade civil sobre a necessidade de compreender como a lavagem acontece e a participar do combate a esse chamado “crime invisível”, usado para acobertar o tráfico de pessoas, armas e drogas, a extorsão, a corrupção e o terrorismo.

Os recursos são, muitas vezes, obtidos mediante ameaças, extorsão e corrupção, criando situações de insegurança para a sociedade. A cada ano, o dinheiro ilícito assegura o crescimento de grupos criminosos, a expulsão de seus concorrentes do mercado, o aumento de preço de bens e serviços, assim como a intimidação da população, exploração do trabalho em condições indignas e danos ambientais.

Como reconhecer a lavagem de dinheiro?
“A lavagem de dinheiro é um crime recorrente nos dias atuais”, explica Célia Mourão, gerente da Área de PLD/FT do Centro Cooperativo Sicoob (CCS). “Trata-se de um procedimento adotado para tornar dinheiro de origem ilegal ou criminosa em dinheiro legal. Assim, são utilizadas técnicas das mais diversas e dissimuladas para ocultar tais práticas”, afirmou. 

Um exemplo recorrente de lavagem de dinheiro é a utilização de empresas de fachada. Nessa prática, uma entidade legalmente constituída, que participa do comércio legítimo, é utilizada para contabilizar recursos oriundos de atividades ilícitas. Em alguns casos, a empresa mescla recursos ilícitos com recursos provenientes de sua própria atividade.

Outro método é a utilização de “laranjas”. Nesses casos, um agente intermediário efetua em seu nome, por ordem de terceiros, transações comerciais ou financeiras, ocultando a identidade do real agente ou beneficiário. Em alguns casos, o “laranja” tem ciência de que está sendo utilizado e é, inclusive, remunerado pela “prestação dos serviços”. Em outros, pessoas inocentes, na maioria das vezes com pouca instrução e baixo poder aquisitivo, são utilizadas como “laranjas” sem saber (“emprestam” seu nome para abrir contas, emitem procurações para abrir empresas de fachada, por exemplo). Documentos perdidos ou roubados são também instrumentos utilizados por criminosos para a criação de “laranjas”.

As formas e engenharias utilizadas para lavar dinheiro são dinâmicas e evoluem periodicamente. Para tanto, os profissionais das instituições financeiras devem estar atentos e capacitados para identificação de operações e comportamentos suspeitos. Nosso maior compromisso é mitigar o risco de utilização da estrutura do Sicoob para as práticas ilícitas, para que não ocorram prejuízos à imagem e reputação do nosso Sistema.

Prevenção a lavagem de dinheiro no Sicoob
O Sicoob segue os procedimentos requeridos pela legislação vigente e pelas boas práticas adotadas pelo mercado para PLD/FT. Por isso, conta com uma estrutura centralizada que atende a todas as cooperativas do Sicoob.

O trabalho é realizado em parceria com as cooperativas centrais e singulares do Sicoob, com o intuito de monitorar, selecionar, registrar e identificar, segundo parâmetros específicos, as operações realizadas consideradas atípicas, visando mitigar riscos e manter a segurança dos recursos confiados pelos cooperados. Além disso, as entidades do Sicoob empreendem ações que promovem a cultura organizacional de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, para empregados, e parceiros/prestadores de serviços.

“Destacamos que nossas comunicações se encontram nas melhores classificações dadas pelo Coaf. Nossa luta é diária e o Dia Nacional de Prevenção à Lavagem de Dinheiro é apenas mais uma oportunidade de reflexão sobre nossos processos aplicados e ações realizadas”, conclui Célia Mourão, gerente da Área de PLD/FT do Centro Cooperativo Sicoob.

Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa. Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil.