null 5 dicas para organizar melhor suas finanças

26/10/2021 10:38

Para muitos brasileiros administrar o próprio dinheiro pode significar um verdadeiro desafio, principalmente devido à falta de conhecimento sobre educação financeira. Porém, equilibrar os gastos de acordo com as necessidades é uma prática saudável que ajuda a manter as contas em dia.   

Aliás, quando o assunto é planejamento financeiro pessoal, as orientações mais conhecidas são organizar todas as despesas conforme o salário e não comprar por impulso. A teoria aparentemente simples e objetiva, na prática, parece não funcionar muito bem para parte da população. 

Pesquisa recente realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou, por exemplo, que 45% dos consumidores não fazem um controle financeiro pessoal. As consequências vêm acompanhada de uma avalanche de problemas, como descontrole, endividamento e perda de crédito no mercado.  

Com base nisso, preparamos algumas dicas para você se tornar um administrador das próprias finanças, aprendendo de fato a utilizar os recursos que possui. 

 
Passo a passo para iniciar meu planejamento financeiro  

Sabemos que o dinheiro foi feito para gastar, claro, por isso, trabalhamos diariamente. Contudo, para atingir um bom nível de organização financeira é necessário estabelecer meios de controle que tornem o planejamento eficiente. São eles:   

  1. Controle melhor seu dinheiro  

O ideal é anotar todas as receitas e despesas, até mesmo as mais insignificantes. Uma dica é usar planilhas no computador ou até mesmo um dos aplicativos de celular disponíveis no mercado. O App Sicoob também é uma ótima ferramenta para ajudá-lo nesta tarefa.  

  1. Estabeleça metas  

Ter objetivos claros é mais fácil na hora de avaliar os resultados. Com isso é possível saber se as estratégias estão, ou não, gerando os efeitos esperados. 

  1. Avalie o uso do cartão de crédito  

O cartão de crédito, sem dúvida, é uma excelente ferramenta, pois possibilita a aquisição de bens parcelados. Além da disponibilidade de alguns programas de fidelidade que garantem prêmios para quem utiliza com frequência. Porém, torna-se um problema quando há descontrole nos gastos e falta de pagamento da fatura na data. 

  1. Tenha sempre uma reserva de emergência  

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, seja o conserto de um carro, um problema de saúde, entre tantos outros eventos não planejados. O ideal é gastar bem menos do que se ganha e poupar o excedente. 

  1. Invista mensalmente 

Após organizar todos as despesas fixas e variáveis, cortar gastos invisíveis e economizar. Faça seu dinheiro crescer. A recomendação é investir em alguma modalidade de produto financeiro que se encaixe no seu perfil

Se você ainda não adota esse tipo de controle, é importante começar o quanto antes. E lembre-se, planejamento financeiro não é sobre quanto você ganha, mas como administra seu próprio dinheiro.