null 22ª Conferência Regional das Cooperativas das Américas será virtual, em novembro

25/10/2021 15:18

Objetivo é desenhar modelos econômicos e sociedades pós-pandêmicas mais inclusivas, sustentáveis, que beneficiem as pessoas e seus territórios

A 22ª Conferência Regional de Cooperativas das Américas - Pessoas, Planeta, Prosperidade, nos dias 4 e 5 de novembro de 2021, será a primeira edição virtual devido à covid-19 e à crise que isso gerou.

A crise global derivada da pandemia é uma crise holística e sistêmica: começou afetando violentamente o setor da saúde, mas imediatamente manifestou suas causas e repercussões em termos de emprego, migração, meio ambiente, coesão social, sistemas econômicos, finanças. Em suma, é a crise mais grave e profunda do modelo de desenvolvimento do mundo globalizado que impera desde a queda do Muro de Berlim.

As cooperativas das Américas e todo o sistema que representamos responderam mobilizando os princípios e valores que constituem a nossa identidade, mas também as nossas melhores características: resiliência, inovação, serviços aos associados, patrimônio financeiro e social.

Assim, a partir desses elementos e ações queremos distribuir e contribuir para a agenda de reconstrução global: para a agenda "Pessoas, Planeta, Prosperidade" das Nações Unidas, do G20 e da União Europeia, mas interpretando-a com ênfase nos nossos modelos, nossas propostas e ferramentas para desenhar modelos econômicos e sociedades pós-pandêmicas mais inclusivas, mais sustentáveis e que realmente beneficiem as pessoas e seus territórios.

Os painelistas já confirmados são Graciela Fernández Quintas, presidente das Cooperativas das Américas; Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI); Danilo Salerno, diretor regional das Cooperativas das Américas; Julio Berdegué, diretor regional para a América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO); Vinicius Carvalho Pinheiro, subdiretor Geral e diretor para a América Latina e Caribe da Organização Internacional do Trabalho (OIT); Michele Klain Solomon, diretora da oficina regional para a América Central, América do Norte e Caribe da Organização Internacional para as Migrações; Carlos Alvarado, presidente da Costa Rica; Jarbas Barbosa da Silva Jr., subdiretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS); Alicia Barcena, secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal); Manuel Otero, diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura. 

Cooperativa para as Américas
Cooperatives of the Americas (anteriormente ACI-Americas) é a representação regional da Aliança Cooperativa Internacional para o continente americano. O Escritório Regional para as Américas foi estabelecido em 1990 em San José, Costa Rica. Seu objetivo principal é “promover o reposicionamento do modelo cooperativo no novo ambiente econômico, político, social e comercial, apoiando as organizações membros da Aliança nas Américas na divulgação e defesa da identidade cooperativa, na promoção de negócios e o desenvolvimento de recursos humanos”.

Fonte: ACI – Conferência Regional de Cooperativas das Américas.