null Você tem mania de procrastinação?

15/10/2021 11:01

Se você clicou nesse link, há duas possibilidades: 1. Você está curioso sobre o que é a procrastinação. 2. Você é de fato, um procrastinador. Seja qual for sua resposta, este artigo é para você.

O que é a procrastinação?

Sabe aquela mania de deixar tudo para depois? Ela pode e deve ser a causa de você não ter realizado muitas coisas em 2021.

Em tradução literal, procrastinar significa: “ato ou efeito de procrastinar; adiar, delongar, postergar, protelar, demorar”. 

Sejam pequenas tarefas diárias como por exemplo: pagar contas, enviar uma mensagem importante, retornar uma ligação, agendar uma reunião, ir à academia, fazer o jantar… Ou compromissos e realizações muito importantes como por exemplo: agendar um casamento, programar uma gravidez, adquirir um novo automóvel, realizar um grande evento… O ato de procrastinar é um dos maiores sabotadores para nós, seres humanos. Isso porque a procrastinação, nos distancia e nos enfraquece diante da possibilidade de realização de nossos sonhos e planos.  

E acredite se quiser: a procrastinação é tão comum, que tem um ciclo. Sim, todo procrastinador se submete ao “Ciclo da Procrastinação”, que consiste basicamente em fazer tudo o que você QUER fazer. Menos, aquilo que PRECISA ser feito. E assim, deixar tudo para última hora ou simplesmente não fazer absolutamente nada. 


Assista o vídeo abaixo e entenda a procrastinação de maneira lúdica e simplificada:

     

 

E então, você é um procrastinador? Se sim, pegue um caderno e anote nossas dicas para eliminar de uma vez por todas esse péssimo hábito de sua vida em 2020

 

  • Evite interrupções. Comece colocando o celular em modo avião. Caso seu compromisso necessite de conexão com a internet, desative aplicativos como Instagram, WhatsApp, YouTube ou Telegram, temporariamente nas configurações do seu dispositivo. Ou simplesmente deixe o celular em modo silencioso, desative notificações e coloque aplicativos que tiram sua atenção em segundo plano. Vale também notificar aos seus colegas de trabalho, funcionários ou até mesmo familiares, de que você estará ocupado e que por isso, não deve ser interrompido. 
  • Crie prazos. Prazos diários. Se você pretende, por exemplo, ler um livro de 300 páginas até o final do mês, leia 10 páginas por dia até às dez da noite. Se você tem uma entrega de trabalho para o meio-dia do dia seguinte, determine como prazo, concluí-lo  até às 18h do dia anterior ao dia da entrega. Cumpra seus prazos. Use despertadores para isso.
  • Ofereça recompensas a você mesmo. Sim, isso mesmo. O procrastinador precisa de motivação para realizar. Por isso, nada melhor que recompensas. Que tal um jantar num sushi bacana no fim da noite? Ou uma maratona de séries no final de semana? Que tal um livro novo, daquele autor que você ama? Ou  um dia para os amigos? Você decide. 
  • Tenha ao seu lado, não procrastinadores. Evite ao máximo cercar-se de pessoas que têm dificuldades em efetuar pagamentos em dia, cumprir com agendas, comparecer a compromissos e realizar tarefas. Pelo contrário, tenha ao seu lado, pessoas que te estimulem através do exemplo, a cumprir com suas tarefas todos os dias. 
  • Defina uma ordem. Comece pelo mais difícil. Evite deixar o mais complexo para o final. Se você precisa de estímulo, experimente deixar as tarefas mais fáceis (ou as suas preferidas) para quando você já estiver se sentindo um pouco entendiada. Dessa forma, será muito mais fácil de cumpri-las, afinal, a sua atividade preferida (ou a mais fácil) está chegando!
  • Faça uma coisa de cada vez. Você pode sim, ser multidisciplinar. Você pode sim, ter habilidade com multitarefas. Mas fazer várias coisas ao mesmo tempo, significa nada mais nada menos que oferecer pouca atenção às coisas que se propõe a fazer. Uma coisa por vez. Tudo em seu próprio tempo. Tá ok?!
  • Faça pausas para descansar. Não adianta esgotar seu corpo, sua mente ou emoções a fim de cumprir com suas tarefas. Estipule pausas diárias. Tenha momentos de respiro. Não se sobrecarregar, é um dos pilares de tornar-se bem sucedido na vida.
  • Consequências da procrastinação. Celebre suas conquistas, suas entregas e realizações. Do mesmo modo, faça pré-definição de uma consequência a tudo o que você procrastinar. Por exemplo, se você não encerrou a leitura mensal qual havia se comprometido, passará o resto da semana, sem acessar o Facebook. 

 

São apenas dicas especiais, para dias mais produtivos. O mais importante é que você esteja comprometido com você e com suas realizações. 

Gostou do artigo? Compartilhe.