null Sicoob Credivale realiza evento para resgate de cota capital

13/10/2021 14:09

Cooperativa reuniu 54 associados, pessoas física e jurídica, com direito ao resgate parcial da cota capital

O Sicoob Credivale realizou no dia 14 de setembro, no auditório de sua sede administrativa, em Braço do Norte, um evento para o resgate parcial de cota capital dos associados. Conduzido por Ivonir Buss (presidente), Clóvis Freitas (diretor Administrativo), Taise Prestes da Silva (diretora Operacional) e Antônio Arcaro (diretor de Negócios), o evento recebeu 54 associados. Atendendo as normas sanitárias de enfrentamento à covid-19, todos os participantes foram submetidos às regras de prevenção preconizadas pela legislação vigente. 

A cota capital é um investimento que aumenta a participação do associado na cooperativa. É por meio dela que a instituição pode oferecer produtos e serviços financeiros com taxas competitivas e até abaixo da média do mercado. Através desse investimento a cooperativa se fortalece e os resultados positivos retornam para o cooperado. 

Foram convidados os associados pessoa física que possuem mais de 25 anos de associação e com idade acima de 65 anos, e pessoa jurídica com mais de 25 anos de associação, critérios definidos nos artigos 32 e 33 do Estatuto do Sicoob Credivale. 

Os dirigentes mostraram aos associados a história da cooperativa, desde a fundação até os dias atuais, pontuando os principais resultados e ações que contribuíram para a sua evolução.  

Associados contam um pouco da história
“No começo eu fiquei em dúvida, mas pensei que um dia eu poderia precisar. E deu certo. Eu sou o 36º sócio. Foi através do relacionamento com a cooperativa que consegui um financiamento e comprei um trator que precisava no início do negócio. Eu gostei de participar, integrei o Conselho Fiscal por duas gestões. A família toda tem conta na cooperativa. As taxas são diferenciadas em comparação com outras instituições financeiras e o atendimento para o agricultor é melhor”, disse Valdir Wiggers, associado desde 1994. 
 
O relacionamento de Vendolino Kuhnen com a cooperativa trouxe bons frutos e se estendeu até as gerações seguintes. Ele associou-se ao Sicoob em 1995, por convite de Matias Weber, um dos sócios fundadores e ex-presidente do Sicoob Credivale. “Eu gosto do Sicoob. Fiz um financiamento do Pronaf e para começar nosso negócio foi muito bom, me ajudou muito. O atendimento é diferente, lá sou bem recebido. Agora a família toda está como sócio, os filhos, os netos...”. 
 
Em depoimento emocionado, Mário Wensing, sócio-fundador e ex-presidente do Sicoob Credivale relembra como foi o início da cooperativa. “Em viagem promovida pela Coopersul para visitar algumas cooperativas em Chapecó, chamou muito a atenção uma cooperativa de crédito daquela região. No retorno conversamos e vimos uma grande oportunidade de trazer outro segmento do cooperativismo para a nossa região. Nos reunimos na própria Coopersul por diversas vezes, e começamos a nos organizar para montar uma cooperativa de crédito, e buscamos 22 sócios, que seriam os fundadores, conforme a legislação determinava”, explicou. 

Mário Wensing disse que “foi escolhido o município de Braço do Norte para receber a primeira agência, porque estava localizado no centro da região e de fácil acesso para as cidades ao redor. No começo foi muito difícil. As pessoas não acreditavam que daria certo, não apostavam no cooperativismo. Mas não desistimos e fomos visitar as comunidades da região, e aos poucos fomos conquistando a confiança. E a cooperativa começou a apresentar resultados. Aos poucos a comunidade passou a ver a cooperativa com outros olhos e a acreditar que daria certo. A sede administrativa sempre foi um sonho e conseguimos conquistar. Participando desse evento tive a certeza que estamos no caminho certo. O cooperativismo tem muita força e precisa crescer cada vez mais. E vai! Com passos cada vez mais firmes”, finalizou. 
 
O Sicoob é a instituição financeira com a segunda maior rede de agências do País e está entre as 50 maiores empresas do Brasil. O Sicoob Credivale é uma das 366 cooperativas singulares que a constitui e possui em sua área de ação 16 agências, uma delas digital. Atualmente a cooperativa possui 36.590 associados. 

Fonte: Sicoob Credivale – Assessoria de Comunicação.