null Se ame, se cuide: por você e por aqueles que mais ama!

08/10/2021 17:01

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil e em 2020 a estimativa é que tenham sido diagnosticados mais de 66 mil novos casos da doença. E o Sicoob MaxiCrédito está engajado na campanha de conscientização e orientação pelo autocuidado. E durante este mês, toda sexta-feira vamos divulgar informações importantes e histórias inspiradoras de mulheres que superaram ou estão superando a doença. 

A cor da decoração, os balões e laços não enganam: estamos no Outubro Rosa. O mês é dedicado à conscientização para os cuidados contra o câncer de mama, uma das principais causas de morte de mulheres no país. A delicadeza e capricho na preparação dos ambientes da cooperativa é uma forma de mostrar a importância desse momento, mas também é uma “demonstração de carinho, amor, empatia, atenção e cuidado com as pessoas que fazem parte da nossa vida, trabalho, família, comunidade, não importa onde estejam”, conta a gerente de Recursos Humanos do Sicoob MaxiCrédito, Cleoni Bet. 

Ela reforça que as ações de humanização promovidas pela cooperativa, e em especial no mês de outubro, têm o objetivo de acender o alerta para reforçar a importância do autocuidado, do autoexame e da necessidade de atenção com a nossa saúde. “No corre corre da nossa rotina às vezes esquecemos de cuidar de nós, e estas ações que desenvolvemos na Cooperativa acendem a luzinha do "olhe pra si", faça os exames de rotina, faça um check-up anual. Acreditamos que através de pequenos lembretes conseguimos expressar o quanto cada um é importante para nós, e principalmente a importância de estarmos bem para desfrutarmos o melhor que a vida pode nos oferecer, que é estarmos ao lado de quem mais amamos”, disse. 

 

Câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres 

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) do Ministério da Saúde, em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama, que é o tipo de tumor que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Em 2019, ele provocou a morte de mais de 18 mil mulheres, representando 16% dos óbitos provocados por neoplasias. 

 

Novos casos 

Ainda conforme o INCA, a estimativa é que em 2020 tenham sido registrados 66,2 mil novos casos de câncer de mama, o que representa 29,7% dos casos de câncer diagnosticados em mulheres naquele ano. Já o câncer de colo do útero aparece na terceira posição, com uma quantidade estimada de 16,7 mil novos casos, representando 7,5% do total de diagnósticos. 

 

Cuidados devem durar o ano todo! 

O médico do trabalho do Sicoob MaxiCrédito, Eduardo Santin, reforça que momentos como o outubro rosa são fundamentais pois lembram a todos sobre a importância do autocuidado e prevenção de doenças como o câncer de mama e de colo de útero. “Porém é importante que este período não se restrinja a isso e sim que sirva para que a mulher possa realizar toda a rotina de exames preventivos os quais incluem também exames para dislipidemia (níveis elevados de lipídios (gordura) no sangue), diabetes e demais doenças crônicas. Que seja um momento destinado a mulher e a saúde e forma integral”, disse. 

 

Os exames ainda são tabus? 

O médico acredita que os exames preventivos e ginecológicos têm sido mais aceitos e vistos como algo natural aos cuidados com a saúde feminina. “Mérito da transição e empoderamento sociocultural conquistado pelas mulheres nas últimas décadas. Porém sempre é preciso relembrar e frisar a importância destes exames para a manutenção da saúde”, reforçou. 

 

Quais fatores podem favorecer o surgimento do câncer? 

 No caso do Câncer de Colo de Útero, Santin explica que ele é gerado a partir de uma mutação celular induzida pelo vírus do HPV (Papiloma Vírus Humano). “Sendo sua principal forma de transmissão a via sexual. Portanto, orienta-se que a partir da primeira relação sexual, a mulher realize o exame preventivo para esta neoplasia anualmente”. 

  

Câncer de mama 

Já quando falamos de câncer de mama, a orientação é que a mulher realize o autoexame ao menos uma vez por mês e, na identificação de qualquer alteração ou dúvida, busque atendimento médico. E após os 40 anos, faixa etária mais comum para esta patologia, deve ser realizada a Mamografia anualmente. Santin comenta ainda que caso dois exames consecutivos sejam normais e a paciente com baixo risco para a patologia, pode ser solicitado os novos exames de forma bianual. 

“Um dado muito importante em relação ao rastreio para o câncer de mama é para as mulheres que possuem histórico familiar da doença: pois esta pessoa deverá iniciar o rastreio com 10 anos a menos que a idade do familiar quando teve o diagnóstico”, salientou. 

  

Fatores de risco 

Vários fatores podem influenciar no surgimento ou não de um câncer. Segundo o médico do trabalho do Sicoob MaxiCrédito, em relação ao Câncer de Colo Uterino, sabe-se que o tabagismo, a imunodepressão, a iniciação sexual precoce, a multiplicidade de parceiros sexuais, e a multiparidade são considerados fatores de risco. 

Já o Câncer de Mama tem múltiplos fatores apontados como possíveis causas. Os principais deles, segundo Santin, são relacionados ao aumento do risco pela idade (principalmente após os 50 anos), fatores endócrinos/história reprodutiva (maior número de filhos e maior tempo de amamentação exercem fator protetor), fatores comportamentais/ambientais com obesidade, tabagismo e dieta rica em substância pró-inflamatórias e fatores genéticos/hereditários como a mutação dos genes BRCA. 

 “A não realização dos exames de forma preventiva pode levar a um atraso no diagnóstico da doença em, por ventura, perder-se a possibilidade da realização do diagnóstico precoce, onde o tratamento pode ser muito menos invasivo, a cura muito mais provável, a ponto de a pessoa poder levar uma vida completamente normal após o tratamento”, alertou. 

 

Hábitos saudáveis fazem toda diferença!  

Santin reforça que um estilo de vida saudável sempre está relacionado a menor risco de adoecimento por qualquer forma. “Lembrando que o autocuidado e a realização dos exames preventivos também são hábitos de vida saudável”, salientou. 

Uma pesquisa elaborada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do Inca mostrou que cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020 no Brasil (aproximadamente 8 mil ocorrências) poderiam ser evitados pela redução de fatores de risco relacionados ao estilo de vida, em especial, da inatividade física. Os dados foram divulgados na pesquisa ‘Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física’.  

  

Fique atenta aos sinais 

O médico do trabalho do Sicoob MaxiCrédito elencou alguns sinais que as mulheres precisam ficar atentas: 

- Surgimento de nódulo mamário; 

- Secreção papilar sanguinolenta unilateral; 

- Manchas vermelhas na pele da mama; 

- Surgimento de nódulo “íngua” na axilar. 

- Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja; 

- Retração na pele da mama; 

- Mudança no formato do mamilo; 

 

Câncer de colo uterino, deve-se atentar aos seguintes sinais: 

- Sangramento vaginal anormal; 

- Secreção vaginal incomum, com presença de sangue; 

- Sangramento vaginal após a menopausa; 

- Dor durante a relação sexual; 

- Sangramento após a relação sexual; 

- Dor inexplicada na região pélvica. 

  

 Na presença de qualquer um dos sintomas mencionados acima, a mulher deve buscar avaliação médica imediatamente, para a investigação de o diagnóstico apropriado. 

“A dica é se ame, se cuide. Por você e por aqueles que você mais ama. Na MaxiCrédito apoiamos e vivemos a importância da causa Outubro Rosa. Acreditamos que almas humanas, estão para apoiar e servir outras almas humanas, então nossa aproximação com o time da Maxi é também através deste carinho que chega em forma de lembrete para cada colaborador de nossa Cooperativa”, finaliza Cleoni. 

 

Outubro Rosa 

A ideia de ter uma ação para a conscientização sobre o câncer de mama surgiu na década de 1990, criado pela Fundação Susan G Komen for de Cure desde e é comemorada todos os anos para compartilhar informações, orientações e incentivar o cuidado das mulheres contra a doença.