null Sicoob Central SC/RS realiza Semana ODS Na Prática 2021

27/09/2021 14:13

De 22 a 25 de setembro de 2021, o Sicoob Central SC/RS realizou a Semana ODS Na Prática 2021, como forma de reafirmar o compromisso e dar visibilidade às iniciativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Criados pela ONU, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são 17 compromissos interconectados que buscam sanar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas ao redor do mundo, como a pobreza, a fome, educação de qualidade, igualdade de gênero, entre outros.

Esses objetivos, junto a 169 metas, integram a Agenda 2030, um plano de ação criado em 2015 e que envolve os governos, empresas, organizações e a sociedade em geral para garantir condições de vida digna em todos os países.

Sicoob SC/RS e o compromisso com os Objetivos

Signatário oficial do Movimento ODS Santa Catarina, o Sicoob SC/RS atua diretamente com o objetivo 8, que visa o fomento do trabalho decente e do crescimento econômico por meio da educação e informação da comunidade, parceiros e associados.

Segundo Juliano Fernandes, supervisor de Projetos do Instituto Sicoob SC/RS, “o Sicoob coloca o oitavo Objetivo em prática por meio da difusão da cultura cooperativista e contribuindo para a educação financeira da comunidade”.

Atividades da Semana ODS na Prática 2021

Realizada pelo terceiro ano, a Semana ODS na Prática 2021 iniciou no dia 22 com um bate-papo no SCC Meio Dia, durante o quadro Tempo de Valor, um projeto que é fruto da parceria entre o Sicoob SC/RS e o SBT/SCC. Na ocasião, o orientador financeiro Fabricio Baumgartner respondeu dúvidas sobre o tema “Juros e Financiamentos”.

No dia 24 de setembro, o Instituto Sicoob participou de um painel de diálogo no evento CO-OP, organizado pelo Sicoob Corretora SC/RS e voltado para o público interno da Central e suas cooperativas.

No dia seguinte, foram realizadas orientações financeiras ao público no projeto Clínicas Financeiras. A ação, realizada em parceria com o Sicoob MaxiCrédito, fez parte da programação do evento promovido pela Prefeitura Municipal de Ilhota, Dia da Movimentação.

Conheça outros projetos do Instituto Sicoob

Além das atividades da Semana ODS na Prática, o Instituto Sicoob possui uma gama de projetos, divididos entre três eixos: Cooperativismo e Empreendedorismo, Cidadania Financeira e Desenvolvimento Sustentável.

Entre eles, estão duas iniciativas criadas para ampliar o acesso da população à educação financeira, sobretudo no período de pandemia: o Se Liga Finanças Online e as Clínicas Financeiras Virtuais.

Criado em 2021, a edição virtual do curso Se Liga Finanças busca ajudar jovens de até 29 anos a organizar suas contas e aprender noções de gestão financeira e orçamento familiar. Além de contar com voluntários para tirar dúvidas, os alunos também podem interagir entre eles, promovendo a troca de experiências. Para participar, basta acessar https://online.seligafinancas.com.br/ e realizar o cadastro.

O projeto Clínicas Financeiras Virtuais faz parte do Eixo Cidadania Financeira e tem como objetivo auxiliar as pessoas para que lidem melhor com seu dinheiro, realizando atendimentos financeiros gratuitos sobre temas que vão desde negociação de dívidas a orientações sobre investimento. No site do projeto, é possível agendar consultorias individuais e gratuitas com um dos orientadores voluntários do Instituto Sicoob.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa