null CSCecresp será modelo do Programa Executivo de imersão em Shared Services

10/09/2021 13:28

O Centro de Serviços Compartilhados do Sicoob Central Cecresp – CSCecresp será modelo do Programa Executivo de imersão em Shared Services, em encontro digital, para o mercado de CSC, que será realizado no dia 11 de novembro, às 18h30.

Francisco Elton Ribeiro, Coordenador de Projetos, Processos e Qualidade - Sicoob Central Cecresp, vai apresentar neste evento o painel sobre a evolução de maturidade do CSCecresp sob a perspectiva da metodologia das quatro ondas (CSC 4.0). Segundo ele, passados quase dois anos desde a implementação do CSCecresp, “já é possível tangibilizar alguns dos resultados e avaliar sua evolução em termos de maturidade. Para tal, foi adotada a Metodologia das Quatro Ondas, a qual se aplica à implementação e evolução de um CSC, no que diz respeito ao ganho de escala, eficiência e nível de serviço”.

O Coordenador explica que se trata de uma metodologia pautada em quatro ondas de desenvolvimento de um CSC: “Cada etapa descreve as características momentâneas do CSC que está sendo estruturado e esclarece os procedimentos para as próximas etapas de evolução. Vale ressaltar que cada onda deve aprimorar o legado deixado por sua antecessora.

No âmbito do CSC do Sicoob Cecresp, Elton esclarece que alguns entregáveis de cada onda já foram concluídos ou estão em andamento e outros estão em aprimoramento ou aguardando início: “Com isso, o objetivo da palestra é situar como tem se dado a evolução do CSCecresp, sob a perspectiva da Metodologia das Quatro Ondas”.

Resumidamente, o Coordenador traz as seguintes definições: Onda Zero de implementação, que foi o Estudo de Viabilidade Técnica, Financeira e Cultural, e a Primeira Onda de implementação, caracterizada pela centralização das atividades e é focada na obtenção de ganhos de escala e sinergia entre as funções.

Já na Segunda Onda, o Elton afirma que é a fase de implementação, que consiste na estruturação de mecanismos formais para a prestação de serviços às cooperativas singulares, visando a otimização de processos: “Nessa etapa, foram desenvolvidos o Catálogo de Serviços, com seu respectivo custeio e a criação de mecanismos de atendimento às cooperativas”.

A Terceira Onda de implementação tem o foco no desenvolvimento da cultura de prestação de serviços. “Ela tem o intuito de garantir o melhor atendimento, além da educação da demanda, onde as cooperativas são estimuladas a planejarem de forma mais acurada o consumo dos serviços e, com isso, reduzir o número de chamados e a proporção de solicitações em modalidade emergencial”.

O Coordenador conclui as definições com a Quarta Onda de implementação (CSC4.0): “Ela trata da transformação do CSC em ferramenta estratégica, que consiste em promover a capacidade de negociação com processos da Cadeia de Valor do Sicoob Cecresp, visando a obtenção de ganhos totais superiores. Por meio de uma visão holística da cadeia e de todos seus elos componentes, o CSCecresp poderá atuar como agente estratégico na aplicação do conceito Supply Chain Finance (SCF)”.