null Voluntários do Dia C promovem campanha de doação de sangue em parceria com a Fhemeron de Cacoal

02/09/2021 18:29

Ação será realizada em Pimenta Bueno (RO) nesta sexta-feira (3), das 18h às 21h e no sábado (4), das 8h às 16h, na Escola Lairce Santiago Maina localizada na Avenida Riachuelo, 835, bairro BNH.

Com os estoques de sangue em baixa, voluntários do Dia C em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) estará realizando uma campanha de doação de sangue em Pimenta Bueno (RO). A coleta será feita nesta sexta-feira (3), das 18h às 21h e no sábado (4), das 8h às 16h, na Escola Lairce Santiago Maina localizada na Avenida Riachuelo, 835, bairro BNH. A expectativa é de que 150 bolsas sejam coletadas durante os dois dias. Essa iniciativa faz parte das ações do Dia de Cooperar, realizada todos os anos por voluntários que trabalham na Cooperativa.

A agente de atendimento da Sicoob Credip, Leidinéia Primmaz, é uma das voluntárias na atividade e conta que a ideia de fazer a ação do Dia C em parceria com a Fhemeron surgiu após a filha de uma colaboradora da Cooperativa necessitar da doação de sangue devido ao baixo estoque nos hemocentros.

“Ficamos sabendo dessa necessidade de sangue na Fhemeron e decidimos entrar em contato com a Fundação de Cacoal e solicitar uma coleta externa aqui em Pimenta Bueno. Acredito que essa campanha seja de extrema importância pois traz a coleta até nossa cidade e com horários flexíveis, assim muitas pessoas que não conseguem se deslocar até Cacoal devido à distância e horário de atendimento vão ter essa oportunidade de fazer a doação e ajudar a salvar vidas”, espera Leidinéia.

A ação conta com a parceria da Escola Lairce Santiago, que fornecerá as salas climatizadas e da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizará o médico para atendimento durante as coletas.

A Enfermeira da Fhemeron de Cacoal, Tainá Gisele Hidalgo, destaca que atualmente o estoque de sangue no estado de Rondônia está muito baixo e a demanda é grande. A região possui dois grandes hospitais públicos e outros particulares que necessitam de sangue para realizar atendimentos de urgência e emergência, internações e cirurgias eletivas.

“Essa parceria com a Sicoob Credip é fundamental para que nós consigamos colaborar com a necessidade de sangue de Cacoal e toda a região. A cidade é um polo de saúde que atende a mais de 32 municípios, então temos uma demanda enorme para atendermos e pra isso precisamos das doações. Esperamos que os moradores de Pimenta Bueno compareçam nesta ação e nos ajude a salvar vidas”, disse a Enfermeira Tainá.

Além da doação de sangue, também estarão sendo feitos cadastros de candidatos a doadores de medula óssea para as pessoas que tiverem interesse. Para fazer o cadastro é preciso ter menos de 35 anos. Apenas uma amostra de 5 ml de sangue é necessária.

 

Orientações para doação de sangue

Como critérios gerais para a doação, o doador precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde, além de apresentar documento oficial com foto. Caso seja menor de idade, o doador precisa estar acompanhado de um responsável legal.

É importante preferencialmente estar alimentando, devendo evitar alimentação gordurosa. Após almoço ou jantar é preciso aguardar 3 horas para a coleta do sangue. Estar bem hidratado com a ingestão de água é fundamental para uma boa coleta. Uma triagem clínica é realizada antes da coleta a fim de garantir a segurança do doador e também do receptor do sangue.

Não podem doar pessoas que estejam gripadas ou com sintomas gripais. Quem teve Covid-19 precisa aguardar 30 dias do desaparecimento total dos sintomas. É fundamental o cumprimento das normas de vigilância sanitária, como uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.