null Sicoob Campos Novos entrega livros para o projeto Roda de Conversa Literária

31/08/2021 17:03

Cooperativa doou 45 exemplares para projeto que envolve 339 alunos da Escola Professora Virgínia Gonçalves, em Monte Carlo

O Sicoob Campos Novos fez a entrega, no dia 16 de agosto, de 30 exemplares de livros do escritor José Maria Braga e 15 obras da poeta Rose Ramos para o projeto Roda de Conversa Literária, da Escola Estadual Professora Virgínia Paulina da Silva Gonçalves, localizada no município de Monte Carlo (SC). Participam da atividade 339 alunos.
Estiveram presentes à entrega dos livros a diretora Executiva Juliana Rosar, a gerente da agência de Monte Carlo Juliana Varela, a gerente de Relacionamento e Relações Públicas da cooperativa Caroline Santos Parodi Gomes e o ex-aluno e hoje funcionário do Sicoob Campos Novos, Luiz Eduardo Serpa.

O projeto Roda de Conversa Literária, com o tema “eu leio, você lê e juntos conversamos”, vem sendo desenvolvido de forma interdisciplinar, com o objetivo de despertar o hábito de ler, interpretar, expressar-se e partilhar informações, sentimentos, ideias, experiências e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. O foco do projeto de leitura é a simplicidade, a liberdade e a conscientização ambiental.

Esse projeto de leitura foi pensado em uma reunião de planejamento da área de Ciências Humanas da escola, formada por cinco professores: Fernanda Aparecida Silva Dias (Geografia), Ana Janete Gonçalves Turcatto (Sociologia), Analice Morais (Geografia), Darlei Pelentir (História) e Valdir de Deus (Filosofia). Também apoiaram a ação o diretor da escola Alexandre Dementovis e a assessora de direção, Roselene Aparecida Flesch Soligo.  

José Maria Braga disse que “para um escritor isso não tem preço. As fotografias dos alunos recebendo os livros foi realmente emocionante. Um dia pretendo visitar essa escola e o Sicoob, onde tudo começou”. 

O escritor acrescentou que a iniciativa do Sicoob Campos Novos inspirou ações semelhantes em outras cidades. “Uma desembargadora do Paraná doou exemplares para Curitibanos (SC); um professor universitário aposentado de Uberaba enviou livros para Itumbiara (GO) e uma dentista de São Paulo entregou o romance em escolas da região metropolitana. E tem ainda o caso de uma leitora que fez o livro chegar a uma comunidade rural de Santa Catarina”.

Também houve a entrega de menção honrosa para os alunos que mais fizeram leituras de acordo com os registros da biblioteca da escola. A aluna Emanuelly Felix, leu 85 livros de março a agosto e foi premiada com um aparelho celular e um exemplar do livro Menino Pelado, de José Maria Braga. Entre as alunas que mais leram estão, também, Gabriela Varela Gonçalves (31 livros), Mayra Xavier Gueller (23 livros) e Adriely Letícia de Jesus (13 livros). 

Segundo a diretora Executiva da cooperativa, Juliana Rosar, “está nos princípios do cooperativismo estimular a educação, a formação e a informação nas comunidades onde estamos presentes”. 

Fonte: Sicoob Campos Novos – Assessoria de Comunicação.