null Presidente do Sicoob Central SC/RS comenta as mudanças a partir do Open Banking

31/08/2021 14:06

Rui: novo sistema vai permitir maior competição e trazer vantagens para os usuários do Sistema Financeiro Nacional

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, comentou em seu quadro no programa da TV Fecoagro o novo horizonte que se descortina no Sistema Financeiro Nacional a partir da implantação do Open Banking. No dia 13 de agosto houve o compartilhamento de contas, crédito e pagamentos, desde que autorizado pelo cliente. No dia 15 de dezembro, em nova etapa, será permitido o compartilhamento de operações de câmbio, seguros, previdência – entre outros.

O objetivo do Banco Central do Brasil é aumentar a competição entre as instituições financeiras, permitindo que as instituições participantes façam ofertas de produtos e serviços para clientes de seus concorrentes e que os usuários possam obter produtos e serviços com melhores vantagens. 

Segundo o Banco Central do Brasil, “o Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente”. 

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=7nkfLhncBp8
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.